Organogramas na Departamentalização

INTRODUÇÃO:

A escola NEOCLÁSSICA tomou por base o princípio da função administrativa da DIVISÃO DO TRABALHO em uma fase em que houve um rápido crescimento das organizações no pós-guerra. Assim, a DEPARTAMENTALIZAÇÃO (e suas modalidades) foi a proposta criada para resolver as necessidade aplicáveis à situação de cada empresa.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

A ADMINISTRAÇÃO normalmente está dividida em cinco grandes áreas principais:

Outras funções ganharam em importância no decorrer dos últimos anos e muitos analistas e estudiosos da ADMINISTRAÇÃO também colocam nesta classificação:

ORGANOGRAMA

O entendimento da DEPARTAMENTALIZAÇÃO ficou mais fácil com o uso de ORGANOGRAMAS, uma representação gráfica (um DIAGRAMA) apresentando a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL de uma organização ou de uma empresa. Os DEPARTAMENTOS, os profissionais e as suas posições na HIERARQUIA são representados por retângulos ou outras formas geométricas e, dependendo da empresa, atualmente são utilizadas ilustrações, fotos, meios de contato, e-mails, links etc. As linhas representam a conexão diferentes níveis. Desta maneira o ORGANOGRAMA representa claramente a HIERARQUIA e a especificação de diferentes profissionais, cargos, órgão, seções e DEPARTAMENTOS

O FORMATO DOS ORGANOGRAMAS

Dependendo do tipo de empresa e da necessidade, o ORGANOGRAMA escolhido poderá ser Vertical (linear), Horizontal, Funcional, Matricial, em Barras e Radial (ou Circular).

1 – Organograma Vertical ou Linear

É a forma mais comum e que permite a COMUNICAÇÃO e a TOMADA DE DECISÃO no sentido vertical. É de fácil entendimento sobre a HIERARQUIA, as relações de subordinação, fluxos de trabalho e a definição de funções. Na TEORIA NEOCLÁSSICA o princípio da divisão do trabalho possibilitou a adoção deste formato na DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL.

Sendo a forma mais comum, o ORGANOGRAMA VERTICAL também é utilizado na DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (ou DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL). Sua disposição é em função da necessidade apresentar localização de departamentos ou filiais em diversas áreas geográficas de atendimento. Possibilita a adequação às demandas por região, o estabelecimento de metas e objetivos em mercados com perfil particularizado.

O ORGANOGRAMA VERTICAL também é utilizado na DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS/SERVIÇOS, que une atividades baseada nos produtos (por produto principal ou por linha de produtos). Portanto, a empresa coloca em uma só unidade os processos necessários na produção.

A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS/SERVIÇOS tem como vantagem efetuar e manter o controle e o monitoramento dos resultados de cada produto ou da linha de produtos para que o GESTOR faça as correções em função do comportamento do mercado.

A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES toma por a base a diferenciação e agrupamento das atividades segundo as características dos clientes e de acordo com suas necessidades que poderão ser compreendidas pelo ORGANOGRAMA VERTICAL.

A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FASE DO PROCESSO é conjunto de atividades estruturadas por etapas de produção destinadas para um único produto.

A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS é utilizada por empresas em um conjunto de atividades estruturadas de acordo com os principais (ou vários) projetos a serem executados. Em geral, os projetos demandam um longo tempo ao envolver obras, equipamentos e GESTÃO diferenciada.

2 – Organograma Horizontal

Este formato também é usado na DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL. A sua diferença para o modo vertical é como as informações estão organizadas: elas seguem um padrão idêntico, mas, no sentido horizontal. Os cargos hierarquicamente mais elevados estão a esquerda e, conforme cresce para a direita, mostra os cargos e áreas mais operacionais.

3 – Organograma Funcional

Este formato atualmente também é muito utilizado e se assemelha ao ORGANOGRAMA VERTICAL. Mas, não representa a HIERARQUIA e sim as relações funcionais. Segundo os especialistas, é o modelo mais racional que permite que todos conheçam e compreendam a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Facilita o trabalho em EQUIPE ao dar flexibilidade nas atividades, ao desenvolver processos mais estruturados e manter informações centralizadas.

4 – Organograma em Barras  

Não é muito utilizado pelas empresas. A sua principal característica é a utilização de retângulos no sentido vertical apresentando a HIERARQUIA.  Quanto maior for o nível hierárquico da posição, maior será o tamanho da barra. Mesmo sendo considerado de fácil compreensão, o ORGANOGRAMA EM BARRAS não apresenta a ligação entre as posições, apesar de a informação ser clara e entendida de forma direta.

5 – Organograma Matricial

É o mais indicado para representar estruturas temporárias criadas por uma ou mais unidade de trabalho que atuarão em conjunto em um dado projeto. O ORGANOGRAMA MATRICIAL também é utilizado por empresas de consultoria de diversas especialidades em função de sua flexibilidade e por ser adaptável na execução de tarefas variadas. O MATRICIAL mostra a ligação entre os departamentos, possibilita o acompanhamento dos resultados. É de fácil entendimento, visualização e para dar rapidez na TOMADA DE DECISÃO.

6 – Organograma Circular ou Radial

Está cada vez mais sendo utilizado nas empresas É um formato considerado mais moderno no qual as informações são dispostas em setores por meio de um diagrama circular. Cada uma das áreas, cargos e funções são separadas por cores específicas com os responsáveis na parte central e os demais ao redor. O ORGANOGRAMA CIRCULAR não se caracteriza em apresentar uma ideia relacionada com a HIERARQUIA e sim com o trabalho realizado em EQUIPE e o caráter de proximidade entre as áreas funcionais. 

Deixe um comentário