Orientações da Logística

INTRODUÇÃO:

Conforme o campo de ação da LOGÍSTICA foi sendo ampliado, os estudos sobre suas atividades foram se desenvolvendo e possibilitaram novas abordagens por parte de diversos estudiosos. Por esta razão, o nível de conhecimento e a literatura sobre o assunto cresceram e continuam comprovando que, ainda é possível, ter novas ideias e fazer muito mais para a melhoria dos processos.

E uma das principais preocupações se refere ao nível de qualidade do serviço logístico. A eficiência é demonstrada pela capacidade de executar o trabalho dentro dos prazos estabelecidos para a satisfação e fidelização dos clientes.

A cada dia a LOGÍSTICA vem evoluindo e envolvendo uma ampla variedade de tarefas a respeito de informações, transportes, estoque, armazenamento, manuseio de materiais, embalagens etc. Qualquer destas áreas do trabalho logístico foi ganhando complexidade e estudos inovadores. Entre eles, as ORIENTAÇÕES DA LOGÍSTICA procuraram dar outra visão pela qual as empresas poderão direcionar suas atividades.

AS ORIENTAÇÕES DA LOGÍSTICA

As empresas podem orientar suas decisões logísticas considerando fatores contidos na sua ESTRATÉGIA em relação ao seu porte, ramo de atividade e estruturas disponíveis. As ORIENTAÇÕES procuram maximizar a lucratividade e racionalizar recursos e tarefas.

Em relação à LOGÍSTICA, o seu planejamento necessita uma análise criteriosa envolvendo todas as etapas contidas no processo. Portanto, abrange a eficiência das tarefas, desde o recebimento e estocagem da matéria prima (ou mercadorias para revenda), distribuição correta e a entrega do produto nas mãos dos consumidores finais. A partir do planejamento a empresa pode optar pela orientação logística mais adequada:

1 – A LOGÍSTICA ORIENTADA PARA RECURSOS

A finalidade é obter vantagens competitivas no gerenciamento dos seus diferentes RECURSOS como o capital disponível, materiais e pessoas necessários à fabricação dos produtos, entrega ou prestação de serviços.

Este tipo de ORIENTAÇÃO procura dar prioridade aos seus recursos INTERNOS garantindo a máxima eficiência nos processos: foco no trabalho operacional, rigoroso gerenciamento dos materiais e suprimentos necessários para o processo de armazenagem, posicionamento de estoques, produção, fluxos de distribuição interno, equipamentos, localização e tamanho das instalações etc. Em geral são empresas fabricam produtos sob encomenda ou de acordo com projetos dos clientes em um único local de fabricação para obter economia de escalas.

2 – A LOGÍSTICA ORIENTADA PARA A INFORMAÇÃO

Cada vez mais os desafios da LOGÍSTICA estão atuando em novos espaços. Assim, o seu planejamento procura por vantagens competitivas através da gestão da INFORMAÇÃO. O foco é voltado para a área tecnológica (HARDWARES e SOFTWARES) de forma a garantir eficiência em TUDO o que acontece durante o trabalho com um acompanhamento rigoroso em tempo real.  

Os mercados se transformaram e vêm acumulando um volume enorme de INFORMAÇÕES. E para a garantia da EFICIÊNCIA, é preciso o controle e a troca constante de DADOS e INFORMAÇÕES atualizadas, desde a aquisição de matérias primas e insumos até que o produto final chegue às mãos do consumidor. Uma tecnologia de ponta controla a disponibilidade de produtos, prazos, necessidades dos clientes etc.

E a tecnologia permitiu compartilhar INFORMAÇÕES entre todos os parceiros que estão na composição da rede de negócios. E os altos investimentos em TIC criaram uma sincronia melhor no processo ao reduzir (ou até suprimir) estoques e melhor planejamento do trabalho operacional eliminando os ineficientes processos manuais.

A ORIENTAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO garante a melhoria contínua, QUALIDADE TOTAL no trabalho dos serviços logísticos, minimiza custos, reduz os prazos firmados, aumenta lucros e, principalmente comprova aos clientes uma perfeição que realmente possa agregar valor.

3 – A LOGÍSTICA ORIENTADA PARA USUÁRIO

É a ORIENTAÇÃO escolhida pelo planejamento com a finalidade de garantir que o serviço logístico alcance a satisfação dos clientes (internos e externos). Entretanto, o foco principal está no cliente externo, o cliente final. A QUALIDADE TOTAL deve estar na percepção do mercado e ser o diferencial em relação aos concorrentes. Para muitos autores a ORIENTAÇÃO PARA USUÁRIO édenominada MARKETING LOGÍSTICO que trabalha identificando e satisfazendo as necessidades dos clientes em relação à LOGÍSTICA.

Esta ORIENTAÇÃO traz a INTERFACE entre a LOGÍSTICA e o MARKETING mostrando como as duas áreas atuam integradas, como executores importantes nos processos da empresa. Se para as empresas o MARKETING foi uma fórmula que conquistou mercado durante uma boa parte do Século XX, após 1990 a LOGÍSTICA obteve um espaço muito maior. Isto não significa que outras atividades entraram em declínio. Foi a LOGÍSTICA que cresceu demais. 

E na primeira década do Século XXI, a soma do trabalho e das técnicas de LOGÍSTICA com o esforço de MARKETING se tornou um diferencial. Atualmente, a atividade logística, de fato, é que está agregando valor aos clientes (principalmente ao se pensar na economia do mundo globalizado).

Contudo, o nível de exigências do mercado também solicita uma coordenação maior e o máximo de integração entre os vários setores da empresa, entre TODAS as áreas envolvidas. Desde o PD&I, produção, vendas, administração até a entrega ao cliente. A soma de LOGÍSTICA e MARKETING pode atuar em dois focos para aumentar a eficiência:

A LOGÍSTICA atuando de acordo com uma gestão eficaz e com profissionais qualificados, tem se tornado fator ESTRATÉGICO para o sucesso das empresas. Ela exerce influência direta sobre o grau de satisfação dos clientes, dos parceiros envolvidos e nos resultados.

FOCO NO CLIENTE – incorporar a ideia de que este deve ser sempre o alvo e o interesse de todas as ações da empresa.

FOCO DO CLIENTE – entender a maneira como o cliente enxerga o resultado e o valor do serviço logístico que está sendo prestado.

E ainda podemos considerar outro detalhe positivo na LOGÍSTICA ORIENTADA PARA USUÁRIO. As exigências dos clientes obrigam a empresa a ter criatividade desenvolvendo novos modelos organizacionais ágeis com base em inovação e mudanças. A avaliação seguida dos processos, estruturas e controles criam um forte senso crítico para que empresa seja sempre atual e competitiva.

“Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente”. HENRY FORD.

A LOGÍSTICA atuando de acordo com uma gestão eficaz e com profissionais qualificados, tem se tornado fator ESTRATÉGICO para o sucesso das empresas. Ela exerce influência direta sobre o grau de satisfação dos clientes, dos parceiros envolvidos e nos resultados. A excelência na armazenagem, distribuição e gerenciamento da CADEIA DE SUPRIMENTOS só será obtida contando com uma rede logística perfeita e a um custo competitivo.

Sugestão de Leitura

BOUZADA, MARCO AURÉLIO CARINO; BARROS, FELIPE P. DE. Laboratório de LogísticaTestando Teoria com um Jogo de Empresas. Editora Alta Books. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2019.

Deixe um comentário