INTRODUÇÃO:
No mundo dos negócios não é admissível atuar de maneira aleatória, sem nenhum projeto ou plano de trabalho com OBJETIVOS e METAS estabelecidos. É comum verificar que em todos os níveis ainda há profissionais que confundem os dois conceitos. Mas, pouco importa estas discussões. O que realmente é preciso levar em conta é que OBJETIVOS e METAS terão maior probabilidade de efetividade se forem submetidos a METODOLOGIA SMART (ou MÉTODO SMART ou TÉCNICA SMART).
OBJETIVO – CONCEITO
A palavra tem origem no Latim “OBJECTIVUS” e significa propósito, o que se quer obter, realizar, alcançar etc. No meio corporativo, podemos entender o OBJETIVO como sendo o propósito principal de qualquer ORGANIZAÇÃO apontando o rumo a ser seguido com uma descrição qualitativa, concisa e com aspirações. Estabelece o que a empresa deseja atingir, contém critérios bem definidos e toma MÉTRICAS por base em para projetos e escolhas mais viáveis.
DIFERENÇA ENTRE META E OBJETIVO
Os dois conceitos se confundem, pois, na prática, não há uma definição exata e formalizada entre OBJETIVOS e METAS. Então, é comum encontrar definições ou ideias que afirmam que…
…OBJETIVO é o que a empresa quer alcançar e a META é onde a empresa quer chegar.
…OBJETIVO é o que a empresa quer alcançar a longo prazo (5 a 10 anos) e a META é onde a empresa necessita chegar a curto e médio prazo (1 a 5 anos).
…OBJETIVO é referente ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e a META é referente ao PLANEJAMENTO TÁTICO e PLANEJAMENTO OPERACIONAL.
…OBJETIVO é abrangente e a META é específica.
…OBJETIVO é o resultado principal (ou final) e a META são os passos para chegar ao OBJETIVO.
…OBJETIVO é o resultado principal a ser alcançado e as METAS são as frações dos OJETIVOS a serem executadas. Exemplo: OBJETIVO – Aumentar as vendas em 12% durante o primeiro semestre. META – Meta mensal fixada de 2% ao mês para os vendedores.
METODOLOGIA SMART
Discussões à parte, tanto os OBJETIVOS quanto as METAS deverão se enquadrar dentro dos critérios da METODOLOGIA SMART para poderem ser factíveis. A SMART é amplamente utilizada e é um acrônimo formado pelas iniciais dos termos em inglês de:
SPECIFIC (Específico)
MEASURABLE (Mensurável)
ATTAINABLE (Atingível)
REALISTIC (Realista)
TIMELY (Temporal)
GEORGE DORAN
O acrônimo SMART foi criado em 1981 por GEORGE T. DORAN (consultor, professor e ex-diretor de planejamento corporativo da WASHINGTON WATER POWER COMPANY) com a publicação de um artigo chamado “THERE’S A S.M.A.R.T. WAY TO WRITE MANAGEMENT’S GOALS AND OBJECTIVES”.
DORAN relata que na época os GESTORES tinham dificuldades e estavam confusos quanto a definição de seus OBJETIVOS e apresentou as METAS SMART como uma ferramenta apresentando critérios para melhorar as chances de sucesso. O método se propôs a facilitar a tarefa e, ao longo do tempo, o sucesso obtido fez com que as empresas adotassem a ideia (mesmo com algumas adaptações). Algumas palavras diferentes são associadas às letras do acrônimo: o “S” para SIGNIFICANT (relevante) e “A” para ACTION-ORIENTED (orientado para ação).
USANDO A METODOLOGIA SMART – OBJETIVOS
A METODOLOGIA SMART se tornou fundamental para estabelecer OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, de gerenciamento de projetos, de desempenho de colaboradores e OBJETIVOS de desenvolvimento pessoal. É utilizada por GESTORES na fase de definição de OBJETIVOS e METAS no PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ou nas ÁREAS FUNCIONAIS. Muitas vezes as empresas, STARTUP’S e indivíduos fracassam ao pretender OBJETIVOS elevados e fora de sua realidade. A METODOLOGIA SMART ajuda a atingir OBJETIVOS, tornando-os específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido.
OBJETIVO ESPECÍFICO
S – SPECIFIC: se refere à especificidade na definição dos OBJETIVOS. O que for definido como sendo OBJETIVO (ou OBJETIVOS) deve ser bem claro e específico em relação a QUE, QUANDO e COMO a situação deverá mudar. Ou seja, quanto mais claro e detalhado sobre o que se pretende alcançar (quanto mais específico for seu objetivo) melhor.
O plano não pode estabelecer algo que tenha uma grande abrangência, ambiguidade e que seria impossível de se realizar ou colocar em prática . Ou seja, OBJETIVOS que obedeçam a estes critérios têm maiores chances de serem alcançados, pois, ajudam a definir com clareza o futuro onde o projeto ou a empresa deseja chegar. A tendência dos OBJETIVOS vagos, generalistas, subjetivos é a falta de credibilidade diante da sua equipe. Exemplo:
OBJETIVO abrangente: – Melhorar o ambiente da loja.
OBJETIVO específico: – Melhorar a cor do ambiente interno da loja.
Um OBJETIVO que não for ESPECÍFICO o suficiente dificilmente poderá ser alcançável.
OBJETIVO MENSURÁVEL
M – MEASURABLE: um OBJETIVO deve ser MENSURÁVEL, capaz de ser avaliado por parâmetros (verificar se podem ou não serem atingidos e avaliados através de números). Tendo uma forma de mensuração se um OBJETIVO foi alcançado, faz com que ele se torne mais palpável. Isto permitirá que a empresa reavalie e corrija a rota conforme necessário.
OBJETIVO ATINGÍVEL
A – ATTAINABLE: para a empresa saber se o OBJETIVO é VIÁVEL e POSSÍVEL de ser atingido é preciso avaliar se TODOS os RECURSOS disponíveis serão suficientes ou não. Antes de começar a trabalhar em direção a uma META, considere se o OBJETIVO é algo que pode ser feito imediatamente ou se ainda há mais medidas necessária para uma maior preparação.
OBJETIVO REALISTA
R – REALISTIC (ou RELEVANTE): o OBJETIVO proposto deve ser condizente com a realidade da empresa, realidade do mercado e alinhado com a IDENTIDADE ORGANIZACIONAL (Missão/Visão/Valores). O OBJETIVO deve ser consistente e voltado para objetivos mais amplos e de longo prazo. Muitos especialistas consideram esta fase é de grande importância, principalmente para os indivíduos que se voltaram para o EMPREENDEDORISMO. É primordial avaliar se os OBJETIVOS estão corretos e com base na avaliação da IDEIA DE NEGÓCIO.
OBJETIVO TEMPORAL
T – TIMELY (ou TIME-BOUND ou TIME BASED ou TEMPORIZÁVEL): os OBJETIVOS precisam de prazos definidos (cronogramas) dentro do planejamento para serem executados. A empresa necessita estabelecer o período de tempo para o projeto, o prazo para orientações e suas prioridades. Caso contrário, o prazo determinado pode não ter sido razoável, surgiram obstáculos inesperados ou o OBJETIVO foi mal avaliado.
Quando os OBJETIVOS de uma empresa estão alinhados com as características SMART, na maioria dos casos eles poderão contribuir para:
1 – Reforçar a pró atividade.
2 – Dsistribuir as INFORMAÇÕES entre GESTORES de departamentos diferentes.
3 – Desenvolver a coordenação dos trabahos da empresa.
4 – Aumentar a motivação ecolocar toda a EQUIPE em uma direção comum.
5 – Verificar, corrigir ou desenvolver mecanismos de controles internos.
6 – Verificar os resultados e avaliar a eficiência das ações.