O Aquecimento GLOBAL

INTRODUÇÃO:

O AQUECIMENTO GLOBAL se tornou um tema que vem gerando amplas discussões. A polêmica é acirrada entre os cientistas e não há uma concordância ou uma explicação a respeito da ocorrência das mudanças climáticas e do aquecimento do planeta. Porém, se não há explicações definitivas sobre as causas, os efeitos podem ser sentidos à medida que o tempo passa: as temperaturas durante o verão estão cada vez mais altas, as chuvas se tornaram irregulares, os invernos mais rigorosos…

DEFINIÇÃO

O AQUECIMENTO GLOBAL é o aumento das temperaturas médias da Terra ao longo dos anos e um fenômeno natural,  responsável pela manutenção da temperatura em condições ideais de sobrevivência para os seres vivos. Ou seja, ele é indispensável à vida no planeta e sem este efeito a Terra seria muito fria. De acordo com pesquisas, o fenômeno é causado pelas atividades humanas e, para muitos estudiosos sobre o clima, o EFEITO ESTUFA é a razão do desequilíbrio climático.

O EFEITO ESTUFA vem apresentando uma maior intensidade em razão da POLUIÇÃO do ar. O efeito vem ocasionando impactos por todo o planeta pela liberação de gases (principalmente o dióxido de carbono). O assunto é preocupante para a sociedade, é foco de grande apreensão e continua sendo discutido e estudado por muitos cientistas. Eles estão cada vez mais atentos aos seus efeitos potenciais no longo prazo.

Mas, a maior intensificação do EFEITO ESTUFA pode resultar em enormes prejuízos econômicos e ambientais. Ele está se tornando cada vez mais intenso em função das atividades humanas e pode se tornar cada vez mais um fator prejudicial ao planeta. Os raios solares, ao serem emitidos sobre a Terra têm dois destinos:

A – Parte deles é absorvida pelo planeta, se transforma em calor e mantém a atmosfera aquecida.

B – Parte é refletida de volta para o espaço.

Com a comprovação por diversos estudos, alguns fatores vêm provocando o aumento da poluição do ar e a elevação das temperaturas. A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento intenso e a ação das indústrias são os grandes responsáveis.

As camadas provocadas pelo excesso de poluição estão provocando a retenção da irradiação do calor solar na superfície terrestre provocando o AQUECIMENTO GLOBAL. Mais da metade da radiação acaba retida na superfície do planeta pela ação refletora dessa camada de gases. 

“Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa”.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

Desde o término da última glaciação, há 18.000 anos, o Século XX foi considerado a fase mais quente da história em razão das atividades humanas. As temperaturas tiveram uma elevação de 0,7ºC e, para o século XXI, os prognósticos não são otimistas: até 2050 a temperatura deverá subir mais 1ºC e se não houver o controle da poluição a temperatura deverá subir de 1,8 a 4ºC.

Para uma corrente considerável de cientistas, as causas do AQUECIMENTO GLOBAL são devido as atividades humanas, realizadas de maneira não sustentável.

Ou seja, a degradação do meio natural, poluição, queimadas, destruição dos ECOSSISTEMAS, desmatamento, o asfalto e o concreto das áreas urbanas, atividade rural e agrícola, a queima de combustíveis para obter energia e os gases emitidos pelas indústrias e pelos veículos queimam o oxigênio e liberam o gás carbônico, monóxido de carbono e outros gases tóxicos.

AS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

A – DEGELO NAS CALOTAS POLARES: a área coberta de gelo está ficando cada vez menor (Ártico, Groenlândia e Antártida) e está causando a elevação do nível dos oceanos.

Os polos são o termômetro das alterações ocorridas no clima devido a suas baixas temperaturas.

Eles ajudam a manter o clima global ameno, alimentando as correntes marítimas, resfriando as massas de ar e devolvendo ao espaço a maior parte da energia solar que recebe, graças a suas vastas superfícies brancas. As alterações nas regiões polares podem mudar o equilíbrio do planeta.

B – AUMENTO DAS TEMPERATURAS: prejuízo na agricultura, muitas espécies animais e vegetais podem entrar em processo de extinção e a falta de água pelas secas, em períodos mais prolongados, prejudica a população.

C – DESEQUILÍBRIOS CLIMÁTICOS: os fenômenos cíclicos e anomalias no clima são cada vez mais frequentes. Há secas prolongadas, chuvas irregulares e fortes tempestades acima da média em muitas regiões e maior incidência de tufões e furacões (inclusive em outras áreas onde eles nunca ocorreram).

GEE

O calor irradiado pela Terra se dirige ao espaço, mas, uma parte dele fica retido na atmosfera, devido a presença dos GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE), os causadores do EFEITO ESTUFA. Os seis gases provocam o desequilíbrio na composição atmosférica.

Eles são ANTRÓPICOS (produzidos pelo homem) e sua elevada concentração absorve e reemite a radiação infravermelha para a atmosfera e para a superfície da Terra. A camada de GEE foi se tornando cada vez mais espessa a partir da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, o período em que a temperatura começou a subir significativamente.

Os GEE possuem a capacidade de absorver calor e gradativamente elevar as médias do planeta:

Dióxido de Carbono ou gás carbônico (CO2).     Dióxido Nitroso (N2O).

Metano (CH4).                                            Hidrofluorocarbonetos (HFC).

Perfluorocarbonetos (PFC).                           Hexafluoreto de enxofre (SF6).

“Embora o clima tenha apresentado mudanças ao longo da história da Terra, em todas as escalas de tempo, percebe-se que a mudança atual apresenta alguns aspectos distintos. Por exemplo, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera observada em 2005 excedeu, e muito, a variação natural dos últimos 650 mil anos, atingindo o valor recorde de 379 partes por milhão em volume (ppmv) – isto é, um aumento de quase 100 ppmv desde a era pré industrial”.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

CAMADA DE OZÔNIO que envolve a Terra funciona como uma capa protetora ou um escudo protetor contra vários tipos perigosos de radiação. Ela está localizada em uma faixa entre 10 e 70 km de altitude e sua maior concentração está mais ou menos 25 km.

CAMADA tem um papel fundamental na regulação da vida no planeta ao atuar como um filtro para barrar a maior parte dos raios ULTRAVIOLETAS emitidos pelo sol. Os ULTRAVIOLETAS podem diminuir a velocidade da fotossíntese dos vegetais, são perigosos para os animais e para o plâncton marinho. Nos seres humanos eles podem causar doenças na pele (câncer) e perturbações na visão.

Durante o Século XX o desenvolvimento industrial utilizou vários produtos que emitiram o gás CFC. Ao atingir a CAMADA DE OZÔNIO, o CFC causa uma reação química que destrói as moléculas que a formam.

Em 1979, os cientistas verificaram pela primeira vez que a CAMADA DE OZÔNIO na estratosfera estava se tornando rarefeita sobre a Antártida (polo Sul) e em 1983 descobriram um buraco na com grandes proporções. Em 1986, cento e vinte países assinaram o PROTOCOLO DE MONTREAL, um acordo para reduzir e eliminar o uso do CFC até 1996.

O CFC é um CLOROFLUOROCARBONETO (ou CLOROFLUORCARBONO), um composto baseado em carbono que contem cloro e flúor. Foi muito utilizado como fluído de refrigeração, solvente, como componente de embalagens aerossóis e em espumas plásticas. Atualmente, o seu uso é proibido em vários países e foi substituído por outro, inofensivo ao ozônio.

De acordo com os cientistas, a CAMADA DE OZÔNIO deve se recuperar até 2050 se os países poluidores respeitarem o PROTOCOLO DE MONTREAL. Todos os produtos contendo o CFC deveriam ter sua produção e utilização encerrada.

Sugestão de Leitura

O AQUECIMENTO GLOBAL é o aumento da temperatura da Terra, causado pelo grande acúmulo de gases poluentes na atmosfera. , acarretando uma maior retenção da irradiação do calor solar. O AQUECIMENTO é um assunto que vem gerando amplas discussões. A polêmica é acirrada entre os cientistas e não há uma concordância ou uma explicação a respeito da ocorrência das mudanças climáticas e do aquecimento do planeta. Porém, se não há explicações definitivas sobre as causas, os efeitos podem ser sentidos à medida que o tempo passa.

SENADO FEDERAL. Atmosfera, Desmatamento, Poluição e Camada de Ozônio Vol. VI. Editora Senado Federal. Brasília, 2007.

SUSANNAH BRADLEY. Aquecimento Global. Editora DCL – Editora Difusão Cultural do Livro. São Paulo, 2008.

VÁRIOS AUTORES. Mudanças Climáticas e Aquecimento Global. Editora Ciranda Cultural. Jandira, 2008.

SERRER, CHRISTIAN; NELLES, DAVID. Mudança climática: os fatos como você nunca viu antes.  Editora Sextante.  Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2020.

Deixe um comentário