INTRODUÇÃO:
Uma peculiaridade importante sobre o ato de se comunicar é que se trata de um processo que não acontece somente através do que escrevemos ou do que falamos. Uma das formas mais contundentes pode estar no nosso silêncio, diante de alguma situação (o silêncio muitas vezes diz tudo!).
Outras formas estão relacionadas às nossas atitudes, reações, gestos e muitas vezes por expressões. Em qualquer modalidade de COMUNICAÇÃO, o EMISSOR deverá sempre optar pela forma simples e objetiva, adequar a transmissão de maneira bem clara e compreensível. E a chave está na certeza de que o RECEPTOR compreendeu a INFORMAÇÃO perfeitamente.
MODALIDADES – TIPOS DE COMUNICAÇÃO
1 – COMUNICAÇÃO VERBAL
É a modalidade mais usada, comum, familiar e de característica imediatista. Tem grande capacidade de transmitir ideias e expressar pensamentos de qualquer nível de complexidade. É todo e qualquer tipo de transmissão, envio ou troca de informações utilizando a linguagem ORAL ou a linguagem ESCRITA.
A COMUNICAÇÃO VERBAL é parte integrante do dia a dia nas mais diversas situações de convívio social e no mundo corporativo.
Porém, sua efetividade está relacionada ao nível de clareza das MENSAGENS enviadas. Na forma escrita ou falada, o RECEPTOR deve compreender o que lê ou ouve e, portanto, é preciso um código comum ao EMISSOR e ao RECEPTOR e o mesmo nível de Intelecto, Conhecimento e Vocabulário.
COMUNICAÇÃO VERBAL ATIVA: é quando estamos no papel de EMISSOR ao enviar uma MENSAGEM utilizando a fala ou escrita.
COMUNICAÇÃO VERBAL PASSIVA: é quando estamos no papel de RECEPTOR recebemos uma MENSAGEM seja ORAL (ouvindo) ou ESCRITA (lendo uma mensagem).
A COMUNICAÇÃO VERBAL ainda é a modalidade mais comum, apesar de todos os novos recursos e avanços tecnológicos. Está dividida em:
– COMUNICAÇÃO VERBAL-ORAL: esta forma de COMUNICAÇÃO através da fala é simples e possibilita uma transmissão imediata da MENSAGEM (é mais rápida do que a comunicação escrita).
A clareza pode acontecer em um determinado CONTEXTO SITUACIONAL através da entoação e entusiasmo usados pelo EMISSOR. Estes esforços de COMUNICAÇÃO são usados principalmente nas RELAÇÕES INTERPESSOAIS, para instruir, entrevistar, manter diálogos, passar as informações a um RECEPTOR etc.
– COMUNICAÇÃO VERBAL-ESCRITA: provavelmente, esta foi uma das maiores conquistas da humanidade para a transmissão do conhecimento. Em seus agrupamentos primitivos o ser humano fazia o conhecimento ser passado de forma ORAL. Então, muito se perdia ou era distorcido impedindo o acúmulo de conhecimento através apenas da memória. A partir da escrita, o homem cria uma memória permanente, a transmissão efetiva de conhecimento e crescimento intelectual. Na empresa esta forma de COMUNICAÇÃO acontece através de memorandos, relatórios escritos, normas, apresentação de um projeto escrito, procedimentos etc.
Na COMUNICAÇÃO VERBAL-ESCRITA há um espaço de tempo maior. Não há a transmissão imediata de uma MENSAGEM do momento em que o EMISSOR escreve até o momento da leitura por parte do RECEPTOR. O conteúdo, idioma, texto e a pontuação devem ser de conhecimento comum entre o EMISSOR e o RECEPTOR.
2 – COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Está muito presente no nosso cotidiano. Não é feita com a fala e nem com a escrita e sim pelo modo como fazemos a transmissão da mensagem sem as palavras: logotipos, imagens, ícones, objetos, cores, placas, sinais, expressões faciais, expressões corporais, figuras, mímicas, LIBRAS, códigos, símbolos gráficos constituídos, gestos etc. É uma das formas mais interessantes da COMUNICAÇÃO sendo possível apresentar ideias, mensagens e conceitos de forma figurativa ou abstrata. O grau de conhecimento e a cultura de cada indivíduo vão determinar qual a sua capacidade de interpretação.
Mas, há alguns símbolos que são universais, ou seja, independentemente do idioma, eles são conhecidos em toda a parte.
3 – COMUNICAÇÃO SIMBÓLICA
As pessoas cercam-se de vários símbolos que podem servir de meio de COMUNICAÇÃO.
O nosso carro, o lugar em que moramos, as roupas, a decoração do nosso escritório e outros itens que mostram (comunicam) muito da nossa personalidade e poder.
4 – COMUNICAÇÃO MISTA
Utiliza ao mesmo tempo a COMUNICAÇÃO VERBAL e a COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL. Uma história em quadrinhos e um cartaz publicitário são os maiores exemplos.
LINGUAGEM CORPORAL
O processo de COMUNICAÇÃO também acontece de outras formas. O nosso corpo fala por meio de nossos gestos e posturas corporais. Usamos o nosso corpo, os nossos gestos, mímica, postura e o nosso tom de voz para transmitir MENSAGENS. Disso resulta que há maior ou exatidão (ou não) do que se quer transmitir. Este aspecto da COMUNICAÇÃO normalmente é classificado e descrito por vários autores como sendo um dos componentes a serem estudados e analisados dentro dos conceitos da COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL.
Mas, como é um assunto que vem ganhando espaço e relevância, a tendência é que o assunto LINGUAGEM CORPORAL comece a ser abordado isoladamente.
Sugestão de Leitura
LUIZARI, KÁTIA. Comunicação empresarial eficaz: como falar e escrever bem. Editora InterSaberes. Edição 2ª. Curitiba, 2014.
BRASSI, SÉRGIO. Comunicação Verbal – Oratória – A Arte da Persuasão. Editora Madras. Edição 1ª. 2006. São Paulo, 2006.
TOMASI, CAROLINA; MEDEIROS JOÃO BOSCO. Comunicação Empresarial. Editora Atlas. Edição 5ª. São Paulo, 2019.
FRANÇA, ANA SHIRLEY. Comunicação Oral nas Empresas: Como Falar bem em Público. Editora Atlas. Edição 1ª. São Paulo, 2015.
VIEIRA, PAULO; SILVA, DEIBSON. DECIFRE E INFLUENCIE PESSOAS: Como conhecer a si e aos outros, gerar conexões poderosas e obter resultados extraordinários. Editora Gente. Edição 1ª. São Paulo, 2018.