Comunicação – Conceito e Importância

INTRODUÇÃO:

Muitas empresas terão sérios problemas, ou até mesmo não conseguirão existir, diante dos novos cenários que estão sendo estabelecidos. São organizações verticalizadas que não compartilham INFORMAÇÕES (apesar da sua importância) acreditando que elas significam o “PODER” dentro da estrutura. Ao mesmo tempo, dão maior importância às tarefas, não investem em aprendizado, não valorizam o CAPITAL HUMANO e possuem problemas críticos em relação à COMUNICAÇÃO.

De fato, em geral muitas empresas possuem problemas de COMUNICAÇÃO. As pessoas trazem dentro de si visões de mundo diferentes e valores diferentes. Diante destes problemas, que formam CONFLITOS e dificuldades de relacionamentos entre as PESSOAS, há a necessidade de uma análise mais criteriosa sobre a LINGUAGEM FORMAL e a LINGUAGEM INFORMAL.

SISTEMA ABERTO?

Sim, é verdade! O Homem pode ser entendido como sendo um SISTEMA ABERTO que está num processo contínuo de troca: com a sua vida interior e com o mundo que o cerca através dos sentidos.

Para que esta troca constante ganhasse significado, os seres humanos desenvolveram várias formas de relacionar um determinado sinal, gesto ou som a certos objetos ou ações em particular.

Assim, foram sendo criados determinados sinais para dar referência às ideias, significados e situações. A criação desta série de sinais permitiu ao ser humano construir um processo, organizado e lógico, para combinar ordenadamente estes meios para facilitar sua COMUNICAÇÃO. Saber se comunicar é parte do ser humano nas suas RELAÇÕES SOCIAIS e, visto por muitos, como um ato que se dá de maneira natural, espontânea e até imperceptível.

É pela COMUNICAÇÃO que encontramos grandes oportunidades para construir relacionamentos, ampliar conhecimento, receber e transmitir diversas mensagens, ideias, fatos, desejos etc. que vão suprir necessidades ao interagirmos com qualidade com os nossos semelhantes.

A capacidade de COMUNICAÇÃO de um indivíduo é criada no seu meio social e vai sendo desenvolvida, em maior ou menor escala, conforme a qualidade dos seus contatos com o mundo à sua volta. O ser humano necessita de se fazer entender, e entender os outros, em um procedimento que solicita a troca permanente de informações utilizada em um sistema de símbolos criados com esta finalidade. 

Mas, evidenciando apenas o ambiente do mundo do trabalho, a COMUNICAÇÃO numa empresa é a grande responsável pela criação de grandes ideias inovadoras ou a criação de grandes problemas. As informações e determinações produzidas e transmitidas, comunicadas, têm influência sobre os colaboradores e os resultados são evidenciados de várias maneiras (da mais positiva até a mais negativa).

Então, a COMUNICAÇÃO tem um PAPEL ESTRATÉGICO nas organizações. A GESTÃO que faz o uso da COMUNICAÇÃO corretamente melhora o resultado das tarefas, tomadas de decisão e ganhos de resultados. E esta GESTÃO, em conjunto com uma LIDERANÇA positiva, resulta na melhora do CLIMA ORGANIZACIONAL, eleva a motivação, propicia ganhos em todos os processos internos, reduz custos e aumenta a rentabilidade.

“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.” PETER DRUCKER, 2000.

DEFINIÇÃO

A literatura sobre o assunto é vasta. A definição mais comum diz que a COMUNICAÇÃO é um processo que envolve troca de informações usando um sistema de símbolos. A palavra vem do latim “COMMUNICARE” e significa “partilhar, participar algo, tornar comum” usando códigos, símbolos, sinais e etc.

Desde o início da Civilização, a COMUNICAÇÃO sempre foi importante no processo de desenvolvimento do homem como um meio de integração, instrução, perpetuação de conhecimento e troca mútua. O processo se faz pela transmissão de informação, entre um EMISSOR e um RECEPTOR, que descodifica (interpreta e traduz em linguagem clara) uma determinada mensagem. É um método que promove a troca de informações, ideias e sentimentos entre duas ou mais pessoas (ou grupos).

ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

1 – EMISSOR: ou REMETENTE. É o elemento que emite a mensagem para um RECEPTOR (ou mais de um). É o RESPONSÁVEL pela emissão.

2 – RECEPTOR: é o elemento que recebe a mensagem vinda do EMISSOR que recebe a informação, DESCODIFICA e interpreta. O INTERLOCUTOR é o indivíduo que fala com o outro. Então existe uma relação recíproca no processo de COMUNICAÇÃO entre ambos.

3 – MENSAGEM: é o conteúdo que compõe um conjunto de informações transmitidas pelo EMISSOR. A MENSAGEM é CODIFICADA por sinais estabelecidos (CÓDIGOS): idioma, gestos, sons, cores e símbolos. 

4 – CÓDIGO: representa sistema de sinais e símbolos utilizados que organiza uma MENSAGEM. É constituído por sinais que são organizados, seguindo determinadas regras, para ter significado em relação aos demais: linguagem oral, linguagem escrita, gestos, códigos, sons etc. O CÓDIGO necessita ser de conhecimento idêntico do EMISSOR e do RECEPTOR.

Sinais não organizados: SÃENORECPOM.

Sinais organizados: COMPREENSÃO.

5 – CODIFICAÇÃO: é transformar uma MENSAGEM em linguagem compreensível entre as partes, de acordo com o conhecimento e cultura. Esta etapa transforma o pensamento em forma simbólica e em CÓDIGOS conhecidos para entender a finalidade da COMUNICAÇÃO.

6 – DESCODIFICAÇÃO: é o processo no qual há a exata interpretação e entendimento da MENSAGEM. O RECEPTOR faz a tradução dos símbolos vindos do EMISSOR. O entendimento dependerá do nível cultural e da escolaridade do RECEPTOR.

7 – CANAL: corresponde ao meio de COMUNICAÇÃO. É por onde a MENSAGEM será transmitida ao destinatário por um CANAL de comunicação: e-mail, Internet, carta, celular, rádio, TV, livros, jornais, revistas, placas, documentos etc.

8 – RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO: também são chamados de PANE DE COMUNICAÇÃO. É quando a MENSAGEM não é DESCODIFICADA de forma correta pelo RECEPTOR ou INTERLOCUTOR.

É tudo o que dificulta a COMUNICAÇÃO interferindo na transmissão, na recepção ou compreensão da mensagem. Os RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO causam a perda ou a distorção da informação ou da mensagem e se constituem num problema muito sério.

● EMISSOR: o RUÍDO pode ocorrer pelo uso de um código inadequado, falta de coerência, linguagem, incapacidade verbal, temas desconhecidos pelo RECEPTOR, barulho do ambiente, tom de voz, gestos etc.

● RECEPTOR: o RUÍDO pode ocorrer pelo nível de conhecimento e de escolaridade diferente ou insuficiente em relação ao EMISSOR, distração, nível sócio cultural, intelectual, econômico etc.

9 – FEEDBACK: é a resposta do RECEPTOR que é devolvida ao EMISSOR (o retorno). É a informação pela qual o EMISSOR tem conhecimento se a informação foi interpretada e entendida corretamente pelo RECEPTOR.  Um FEEDBACK pode ser POSITIVO ou NEGATIVO.

10 – CONTEXTO SITUACIONAL: é a situação onde acontece todo o processo de COMUNICAÇÃO entre o EMISSOR e o RECEPTOR.

COMUNICAR É COMPARTILHAR

Quando comunicamos alguma INFORMAÇÃO a alguém ela se torna comum a ambos. Ao se publicar uma notícia ela passa a fazer parte da comunidade. COMUNICAÇÃO, COMUNHÃO, COMUNIDADE têm a mesma raiz (COM) e apresentam uma relação com a ideia de algo que está sendo COMPARTILHADO. Pela COMUNICAÇÃO os indivíduos partilham diversas INFORMAÇÕES diferentes  entre si. Assim, o ato de comunicar é uma atividade fundamental para o bom funcionamento de uma sociedade.  

Sugestão de Leitura:

SILVA, JUREMIR MACHADO DA; RÜDIGER, FRANCISCO; FERREIRA, GIOVANDRO MARCUS; ARAÚJO, CARLOS ALBERTO; ESCOSTEGUY, ANA CAROLINA; BERGER CHRISTINA; MACHADO, IRENE. Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e tendências. Editora Vozes. Edição 15ª. Petrópolis, 2015.

DRUCKER PETER F. Desafios da Gestão para o Século XXI. Livraria Civilização Editora. Lisboa, 2000.

BERLO, DAVID KENNETH. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. Editora Martins Fontes. Edição 9ª. São Paulo, 1999.

BORDENAVE, JUAN E. DÍAZ. O que é comunicação. Editora Brasiliense. Edição 1ª. São Paulo, 1982.

BENDALY, LESLIE. Organização 2000: novos caminhos para empresas e equipes em uma economia globalizada. Editora Futura. São Paulo, 1998.

SOBRAL, FELIPE; ALKETA PECI.  Administração – Teoria e prática no contexto brasileiro. Editora Pearson Education. Edição 6ª. São Paulo, 2012.

MARTINO, LUIS MAURO SÁ. Teoria da comunicação: Ideias, conceitos e métodos. Editora Vozes. Edição 5ª. Petrópolis, 2014.

HARVARD BUSINESS REVIEW.  A arte de dar Feedback. Editora Sextante. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2019.

HENRY, MINTZBERG. Estrutura e Dinâmica das Organizações. Editora Dom Quixote. Edição 4ª. Coimbra, 2010.

Deixe um comentário