INTRODUÇÃO:
A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA, parte integrante da COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, tem o mesmo grau de importância das demais modalidades de comunicação. Numa visão simplista, a COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA tem por incumbência obter resultados positivos e lucros por meio de ações comerciais. Esta é uma ideia muito curta por enxergar só um foco voltado para vendas. O seu o seu raio de ação é muito mais amplo.
A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA estuda, pesquisa e analisa o mercado acompanhando tendências e as atividades dos concorrentes. A partir dos DADOS e das INFORMAÇÕES coletadas, os profissionais de MARKETING utilizam os 4P’s, planejam e estabelecem ações adequando produtos/serviços da empresa de acordo com desejos e necessidades do seu público alvo.
A área de MARKETING desenvolve o processo da COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA seguindo o que foi ajustado no plano estratégico, de acordo com a CULTURA ORGANIZACIONAL e em conjunto com outros componentes da COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. Isto significa afirmar que, necessariamente, os profissionais da área de MARKETING precisam perceber a COMUNICAÇÃO da empresa como um TODO.
A TAREFA
De modo contínuo, as empresas se empenham para encontrar soluções viáveis que atraiam clientes/consumidores.
A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA planeja e coloca em prática campanhas publicitárias, a COMUNICAÇÃO DE MASSA, criando conceito dos produtos/serviços desenvolvendo ações promocionais e exposição no PDV ou nas alternativas virtuais dando visibilidade às marcas etc.
Mas, no momento atual a tarefa tradicional do MARKETING tem outros contornos. A evolução da tecnologia fez com que as empresas deixassem de ser um mundo fechado e longe do público permitindo a interação das pessoas através do CRM (gestão do relacionamento com o cliente), SAC (Serviço de atendimento ao Cliente), CHAT, Pós Vendas, telemarketing e o uso das várias inovações tecnológicas.
Esses novos processos precisam ser muito bem trabalhados pela COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA, pois, os consumidores preferem empresas modernas, diferenciadas com atendimento personalizado e que se comunique com agilidade.
TECNOLOGIA E E-COMMERCE
Os avanços da tecnologia têm possibilitado inúmeras oportunidades e vem transformando substancialmente a tarefa da COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA.
As redes sociais, o contato com o público em tempo real, visibilidade e o acesso às lojas ON LINE solicitaram novas ideias e abordagens diferentes dentro das estratégias de MARKETING voltadas para E-COMMERCE.
O uso do MARKET PLACE, um espaço em plataformas nas quais os vendedores fazem a oferta de produtos/serviços aos potenciais compradores, estabelecem relacionamentos, compartilham informações e efetuam transações comerciais como em um Shopping virtual. Os contatos ganharam força com o WhatsApp, Facebook Marketplace e WhatsApp Business.
RAIO DE AÇÃO MAIS AMPLO
“A comunicação empresarial precisa conciliar estas duas vertentes de modo a garantir, ao mesmo tempo, o reforço da imagem de uma empresa comprometida com a cidadania e a obtenção de resultados favoráveis”. WILSON DA COSTA BUENO, 2003.
Uma orientação que se acentua cada vez mais no campo da COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL é que a COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA vem abandonando apenas os seus objetivos especificamente dirigidos às atividades comerciais para contribuir igualmente no plano institucional e destacar a função social da empresa.
Dessa maneira, além de trabalhar exercendo influência sobre as decisões de compra dos consumidores, a COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA também deve agir em conjunto com a COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL que atua sobre os STAKEHOLDERS.
O objetivo é criar um PLANO DE COMUNICAÇÃO para melhorar a imagem e a identidade da empresa nas relações com todos os públicos divulgando atividades comprometidas com cidadania pela RSE (RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL).
Sugestão de Leitura
BUENO WILSON DA C. Comunicação Empresarial Teoria e Pesquisa. Editora Manole. Edição 1ª. Barueri, 2003.
CHINEM, RIVALDO. Introdução a Comunicação Empresarial. Editora Saraiva. Edição 1ª. São Paulo, 2013.
NASSAR, PAULO. O que É Comunicação Empresarial. Editora Brasiliense. Edição 1ª. São Paulo, 1995.
ARGENTI, PAUL A. Comunicação Empresarial. Editora Campus. Edição 1ª. São Paulo, 2006.