INTRODUÇÃO:
Na disputa para conquistar a preferência dos clientes ou consumidores finais, as empresas têm procurado formas para que suas operações sejam perfeitas – até mesmo pode-se dizer, irretocáveis. E esta ideia é válida para o e-commerce e em qualquer modalidade de negócio. Ter resposta rápida e com agilidade no atendimento de suas urgências, prova valor ao cliente apresentando um diferencial valioso e favorável para a FIDELIZAÇÃO.
O mercado está muito mais exigente, seletivo e com critérios bem rígidos. A escolha de um fornecedor/parceiro, que atue de forma perfeita, coordenada, sem erros e problemas frequentes, vem solicitando das organizações uma GESTÃO apta diante de qualquer circunstância. Por sua vez, a CADEIA DE SUPRIMENTOS também se tornou um processo longo e complexo, com vários estágios, onde podem ocorrer falhas ou atrasos.
Neste ambiente de concorrência, a LOGÍSTICA evoluiu. Ela se tornou uma área com PROATIVIDADE adotando perspectivas mais amplas e detalhadas pelo uso da TECNOLOGIA e de acompanhamento logístico rigoroso.
PROATIVIDADE
Assim, o ambiente de negócios foi ganhando novos termos. Hoje, na área da LOGÍSTICA, as diferentes abordagens sobre o tema ampliaram a literatura com denominações como LOGÍSTICA 4.0, LOGÍSTICA DIGITAL, LOGÍSTICA INTEGRADA, LOGÍSTICA REVERSA, LOGÍSTICA VERDE, LOGÍSTICA HUMANITÁRIA etc. Provavelmente, o conceito mais recente incluído no vocabulário corporativo foi a LOGÍSTICA PROATIVA.
A princípio, épreciso entender o significado. Segundo a ENCICLOPÉDIA SIGNIFICADOS, “PROATIVA é a pessoa que age antecipadamente, evitando ou resolvendo problemas futuros. O atributo de uma pessoa PROATIVA, chamado de PROATIVIDADE, é uma das grandes qualidades que várias empresas e instituições buscam na personalidade de um indivíduo na hora da contratação para um trabalho, por exemplo”.
Outros definições da palavra: substantivo um feminino e característica de quem busca identificar ou resolver problemas por ANTECIPAÇÃO, com antecedência; presteza, diligência. É considerado sinônimo de iniciativa, de superar expectativas iniciais, a capacidade de prever algo ou fazer com que alguma coisa aconteça. É se ANTECIPAR às situações.
LOGÍSTICA PROATIVA
De modo a estabelecer a comparação e seguindo o sentido de PROATIVIDADE, a empresa que adotou este sistema de trabalho na sua LOGÍSTICA,conduz todas as atividades de maneira ANTECIPADA e ter, principalmente, a EFICIÊNCIA e a EFICÁCIA nas operações de sua CADEIA DE SUPRIMENTOS. O sistema busca criar MEDIDAS PREVENTIVAS, antecipar e evitar possíveis erros (ANTES que eles ocorram) e aprimorar o DESEMPENHO LOGÍSTICO. Logo, os processos da LOGÍSTICA PROATIVA deverão ser mais ágeis no atendimento às demandas, no aproveitamento das oportunidades e na superação de desafios. A LOGÍSTICA PROATIVA tem por objetivo alcançar…
…processos mais aperfeiçoados tendo a visão completa das operações logísticas.
…a identificação ANTECIPADA de possíveis riscos.
…um nível de qualidade e de perfeição nas atividades com medidas que minimizem (ou eliminem) ANTECIPADAMENTE os prováveis problemas nas operações.
…a redução de custos e desperdícios.
…a máxima eficiência nos processos CADEIA DE SUPRIMENTOS.
…a FIDELIZAÇÃO, a satisfaçãodos clientes.
… aotimização do relacionamento com clientes e parceiros.
… maior competitividade e ter diferencial diante da concorrência.
… a redução do tempo de resposta aos clientes e ter imagem positiva no mercado.
NORMAS PARA UMA LOGÍSTICA PROATIVA
– Na maioria dos casos, um dos maiores obstáculos para a LOGÍSTICA PROATIVA pode estar relacionado com a CULTURA ORGANIZACIONAL da empresa e a falta de SINERGIA. Ou seja, não adianta a LOGÍSTICA atuar de maneira coordenada e dentro do conceito PROATIVA se a organização, seus membros e os seus processos internostrabalham no tradicional modo REATIVO.
– Acompanhar caso a caso identificando as principais necessidades, ANTECIPAR problemas, soluções e obter oportunidades de aprimoramento para eliminar GARGALOS.
– Contar com DADOS e INFORMAÇÕES detalhadas e atualizadas sobre o cliente: histórico de compras, ocorrências, pontualidade no pagamento, reclamações, cumprimento dos prazos de entrega, devoluções, nível de satisfação etc. Este é um outro aspecto essencial para o êxito do negócio. Para tanto, são necessários recursos tecnológicos adequados (WMS, TMS e ERP).
– A tecnologia gera e acumula DADOS e INFORMAÇÕES de maneira ágil e confiável. Os softwares substituem os processos manuais (sujeitos a falhas), reduzem riscos e garantem economia. A confiabilidade dará suporte aos GESTORES para o planejamento e na TOMADA DE DECISÕES.A tecnologia também traz agilidade nos processos, faz o monitoramento das entregas no CONTROLE LOGÍSTICO e identifica erros.
– Ter gestão dos transportes competente, MODAIS adequados e o rastreamento de todas as entregas (agir preventivamente ao controlar os fluxos, monitorar cada processo em detalhes e identificar problemas).
CONHECER O PERFIL DO CLIENTE
Entender detalhadamente o perfil do cliente é o caminho mais seguro para um futuro atendimento com SOLUÇÕES ANTECIPADAS e dentro dos padrões de qualidade desejados. A experiência no relacionamento, o conhecimento do perfil e das necessidades são fatores relevantes. Isso dará a empresa condições de desenvolver meios, expedientes ou usar TECNOLOGIA na criação de soluções diante de deficiências ou erros (ocorrências que poderão ter um grande potencial para afetar a OPERAÇÃO LOGÍSTICA).
Os GESTORES da LOGÍSTICA poderão visualizar com clareza todas as fases com FLUXOGRAMAS, DASHBOARD e ANÁLISE SWOT criando um mapeamento pormenorizado. Por meio deste CONTROLE,haverá condições de planejar ações eficazes, ANTECIPAR onde será preciso uma atenção rigorosa (situações de risco) e avaliar os indicadores de desempenho.
AÇÕES
Após visualizar todas as fases, a análise vai avaliar e identificar pontos críticos, os riscos envolvidos e indicadores de desempenho. Os GESTORES deverão ponderar sobre as formas de reduzir e eliminar imprecisões (por exemplo, utilizando o DIAGRAMA DE ISHIKAWA). As imprecisões poderão estar localizadas nos diversos níveis da organização e não, necessariamente, na LOGÍSTICA. Em muitas oportunidades será preciso…
…SOFT SKILLS, HABILIDADE INTERPESSOAL e a HABILIDADE POLÍTICA.
…ter o suporte dos demais departamentos visando a EFICÁCIA OPERACIONAL.
…readequar SOFTWARES.
…treinar a equipe e mudar as tarefas.
Imagem: www.smartsheet.com/sites/default/files/IC-Retail-Analysis-Dashboard.jpg