SCAMPER

INTRODUÇÃO:

Em maior ou menor grau, todas as pessoas têm um lado criativo, que pode ser desenvolvido e estimulado. A CRIATIVIDADE é um instrumento importante, que age partindo da imaginação que um indivíduo usa para solucionar as mais diversas questões em qualquer tipo de atividade.

No EMPREENDEDORISMO, boa parte do sucesso tem ligação direta com a CRIATIVIDADE (são dois temas que caminham juntos). Um EMPREENDEDOR que não for criativo não poderá criar uma START UP verdadeiramente inovadora e ousada em seus produtos/serviços. Ela estará destinada a desaparecer ou simplesmente andar ao sabor do vento.

A CRIATIVIDADE

De uns anos para cá, várias abordagens sobre CRIATIVIDADE utilizam, de forma muito apropriada, a expressão THINK OUT OF THE BOX – pensar fora da caixinha. Podemos entender, em outras palavras, que a CRIATIVIDADE está:

● Na habilidade de um indivíduo ter a percepção além do padrão que todo mundo enxerga (ou assimila), do que é comum, do trivial, do lógico e esperado.     

● Na habilidade de enxergar com outros olhos na busca de outros caminhos.

● Na habilidade de surpreender com diferentes alternativas a ponto de alcançar resultados diferentes, muito mais interessantes.

CUIDADO: não adianta ser criativo, encontrar alternativas inéditas e fora da lógica e não saber como materializar e colocar em prática o resultado do PROCESSO CRIATIVO.

ESTÁ DIFÍCIL SER CRIATIVO?

Ao que parece, os avanços da tecnologia e as inovações em diversas áreas tornaram o PROCESSO CRIATIVO uma tarefa improvável. No presente, há uma quantidade enorme de ferramentas e novidades que dá a impressão que não existe mais nada a ser descoberto. Ela não é limitada: sempre haverá alternativas viáveis para se pensar algo de novo, mesmo sobre imperfeições do que já está em uso.

Para uma empresa, os ganhos que a CRIATIVIDADE traz estão além da preocupação com a questão financeira e com o diferencial no mercado.

Em um ambiente laboral criativo existe um clima favorável e motivador que possibilita aos colaboradores maior engajamento e capacidade para inovar. Em especial, quando se trata de EMPREENDEDORISMO e o seu objetivo de desenvolver produtos/serviços, a CRIATIVIDADE é o caminho para excelentes oportunidades de negócio.

Existem métodos e técnicas que podem melhorar a criatividade nas empresas (e que também podem ser aplicadas ao EMPREENDEDORISMO) para favorecer a geração de ideias. Uma delas é o SCAMPER.

SCAMPER – A ORIGEM


ALEX FAICKNEY OSBORN (1888 – 1966)

Foi um publicitário americano, gerente de publicidade e vice-presidente da BBD&O, uma das maiores agências de publicidade do mundo.

OSBORN também criou o BRAINSTORMING e, em 1953, lançou o método SCAMPER em seu livro APPLIED IMAGINATION (Imaginação Aplicada). O método recebeu esse nome por ser um acrônimo dos termos: SUBSTITUIR, COMBINAR, ADAPTAR, MODIFICAR, PROCURAR NOVOS USOS, ELIMINAR e REARRUMAR.

ROBERT F. EBERLE

Foi um administrador americano ligado ao setor educacional e a várias instituições de ensino, lançou em 1972 o livro SCAMPER: GAMES FOR IMAGINATION DEVELOPMENT (SCAMPER: Jogos para o Desenvolvimento da Imaginação) onde descreveu técnicas de estímulo à criatividade dos alunos.   

O método de EBERLE, a partir da técnica criada por OSBORN, incentivou a imaginação e a criatividade nas crianças.

O seu livro, uma obra muito elogiada, até hoje é apontado como um dos melhores sobre o assunto e considerado adequado para estudantes e para a preparação de professores.

O SCAMPER apresentou uma maneira estruturada auxiliando o desenvolvimento da criatividade e aprimorando o conhecimento por meio de uma lista com sete perguntas preestabelecidas. O método, eficaz para gerar ideias inesperadas, também permitiu a imaginação de diferentes eventos ou coisas com atividades dirigidas. 

É uma técnica de pensamento criativo, realizado por aprendizagem cooperativa, para que os estudantes imaginem o mundo de uma maneira completamente nova. Eles são desafiados a pensar com criatividade e motivados para criar novas ideias.

A EXPANSÃO

No fim dos anos 70 o SCAMPER passou a ser adotado como uma ferramenta na Gestão de empresas americanas como uma técnica de criatividade que favorece a geração de ideias que permitiu uma forma ordenada para inovar um produtos/serviços ou processos.  O método foi muito efetivo para a busca sistemática de soluções e na criação de novos conceitos ao estimular e desenvolver a criatividade diante de situações que não são percebidas no dia-a-dia.

A APLICAÇÃO DO SCAMPER

O SCAMPER estimula cada participante a formar uma opinião diferente sobre uma área ajudando a pensar em mudanças. Assim, estimulando a inovação será possível criar um produto/serviço ou processo novo tomando por base algo já existente.

A técnica é de fácil aplicação em organizações de todos os portes na tarefa de inovação para direcionar e organizar uma EQUIPE de trabalho na geração de ideias que agreguem, de fato, valor à empresa. 

O uso do SCAMPER é útil para redefinir produtos/serviços e processos ou ter um olhar fora do habitual. É indicado seguindo três fases de acordo com as iniciais a que correspondem ao acrônimo:

A – O primeiro passo é definir o objetivo ou o problema e reunir a EQUIPE e os profissionais envolvidos com o assunto.

B – Formular as perguntas SCAMPER.

C – Determinar um tempo para as respostas, posteriormente confrontar com as perguntas e analisar quais ideias são válidas ou adequadas.

Alguns especialistas aconselham o uso simultâneo do SCAMPER com o 5W2H, ANÁLISE SWOT, BRAINSTORMING e BRAINWRITING para tornar o processo mais efetivo.

AS 7 QUESTÕES DO SCAMPER

1 – SUBSTITUIR: o que pode ser substituído para melhorar? O que acontece se eu trocar A por B? Como posso substituir pessoas, o lugar, tempo, materiais ou processos de fabricação, formas de vendas, formas de distribuição?

2 COMBINAR: às vezes é possível avaliar várias alternativas para somar e combinar os elementos existentes dentro da empresa ao invés de simplesmente optar pela eliminação. Quais materiais, características, processos, pessoas, produtos ou componentes podemos combinar dentro da área do problema? Onde é possível ter sinergia com ou outros produtos/processos?

3 ADAPTAR: quais os outros produtos /serviços e processos são similares ao problema? O que pode ser mudado para adaptá-los ao nosso problema? Um produto/serviço pode ser adaptado em suas funcionalidades? Há alguma pesquisa nesse sentido?

CUIDADO: ADAPTAR é muito diferente de IMPROVISAR para encontrar uma “solução brilhante” (uma Gambiarra) que futuramente irá piorar o problema.

4 MODIFICAR: como um produto /serviço ou processo pode ser totalmente mudado? Pode ser melhorado tornando-o mais forte, maior, mais robusto ou mais frequente? Pode ser melhorado tornando-o menor, mais leve, mais frágil, menos importante ou menos frequente? Uma modificação necessita ser muito bem avaliada.

Esta questão é muito importante, pois implica em aspectos que poderão tornar um produto/serviço um sucesso ou um fiasco: abrange uma parte ou todo o processo de fabricação ou prestação do serviço, disponibilidade de materiais, custos maiores, cores, embalagens, essências, formatos, logística, aroma, estilo de GESTÃO, capacitação e treinamento de mão de obra, vendas, Marketing etc.       

5 PROCURAR NOVOS USOS: caso qualquer modificação proposta não for viável, haverá a possibilidade de propor outra forma de uso ou propósito para um produto/serviço? Ou os mesmos processos poderão ser aplicados em outras áreas da empresa? Quais outros produtos/serviços e processos poderiam fazer o que a empresa necessita? Como é possível a reutilização de outros produtos/serviços e processos que estão já estão em uso?    

6 – ELIMINAR: esta questão necessita ser muito bem analisada e deve ser escolhida depois de avaliar criteriosamente todas as alternativas. Eliminar de uma vez um produto/serviço (ou uma parte de suas características) seria uma solução? Eliminar processos implica em modificações na forma de produção e acarreta em demissões? O que a empresa oferece afeta suas operações? Está trazendo benefícios e resultados positivos? O que a empresa faz está ofertando valor ao consumidor?  Como atingir o mesmo objetivo se a empresa não teve capacidade de fazer da mesma forma?

7 – REARRUMAR: para muitos especialistas pode ser a mais apropriada em muitas situações. Há possibilidades para organizar todas as ideias obtidas sobre um produto/serviço e processo sobre as questões levantadas? É possível romper a situação e organizar todo o conjunto de forma diferente para melhorar os resultados?   Qual o melhor critério para as modificações? Qual a melhor ordem e por onde começar? O que deve ser feito de diferente para a empresa para potencializar resultados? É possível inverter os processos? E, se a fase A for executada antes de B? E, se a primeira operação passar a ser a última e a última passar a ser a primeira? E se forem executadas ao mesmo tempo? E se…

CONCLUINDO

O SCAMPER promove o envolvimento maior dos participantes, é útil para gerar uma quantidade crescente de ideias inovadoras. Em comparação com outros métodos tradicionais, impede o pensamento habitual e permite um aprendizado mais eficaz.

As 7 questões não são direcionadas apenas para produtos/serviços. Elas podem incentivar o processo de criatividade para solucionar inúmeros tipos de problemas em uma empresa. É evidente que elas produzirão um bom número de respostas que deverão ser filtradas. Este é o objetivo do SCAMPER – estimular a CRIATIVIDADE

Para o EMPREENDEDOR este modelo permite a criação de um produto/serviço para solucionar problemas ou satisfazer necessidades dos consumidores. São as ideias criativas que se tornarão o caminho para aproveitar oportunidades, encontrar as soluções para os problemas e criar novos negócios. Este é o objetivo do SCAMPER – estimular a CRIATIVIDADE

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