Os Empregos do futuro

INTRODUÇÃO:

A sociedade sempre esteve em transformação. E se não fosse assim, ainda estaríamos pintando mamutes nas paredes das cavernas e utilizando machados de sílex. Durante a evolução humana, todas as mudanças tiveram influência sobre as formas de trabalho (escravos, servos da gleba, artesãos, operários). A própria ADMINISTRAÇÃO, que pode ser considerada uma atividade “instintiva” desde os tempos remotos, só foi considerada como uma Ciência no início do Século XX e continua evoluindo e se adaptando às novas circunstâncias.

PROFISSÕES ULTRAPASSADAS

As relações de trabalho e as profissões também não ficaram de fora das mudanças. Várias profissões desapareceram ou ainda estão em processo de eliminação por que se tornaram desnecessárias. O mercado passou a exigir outras atividades com especializações (que nem sempre estão ao alcance das pessoas) e quanto mais operacionais e repetitivas for um tipo de tarefa, maior a probabilidade de ser eliminada ao longo dos anos.

A lista de espécies em processo de extinção é longa: operadora de PABX, Auxiliar de KARDEX, jornaleiro, contínuo, datilógrafo, ascensorista, telefonista, cabineiro, sapateiro, alfaiate, digitador, operador de telex, taquígrafo, relojoeiro…

O mercado não é mais o mesmo: todas as mudanças no mercado de trabalho seguem as inovações da ciência. A tecnologia se desenvolve e evolui criando novas necessidades que criaram impacto positivo. É o impulso que faz as empresas ficarem atentas à inovação para estar em dia com o que o mercado requer.  Cada vez mais o trabalho vem se modificando com os processos mais automatizados, inteligentes e racionais. Por outro lado, isto faz com que as empresas substituam as pessoas por máquinas para reduzir o custo dos seus processos operacionais.

A tendência é que as empresas adotem as inovações trazidas por este novo modelo. As que não se renovarem, fatalmente desaparecerão para serem substituídas por outras mais atualizadas no mercado. O mesmo pensamento pode ser comparado à qualificação da mão de obra: quem não se atualizar…

Outros especialistas afirmam que nem todas as profissões, como se apresentam atualmente, estão fadadas ao desaparecimento. Com toda a certeza elas vão evoluir com o apoio da tecnologia para ter uma eficiência maior e para trazer mais alternativas para o trabalho.

ACOMODAÇÃO

O mercado de trabalho, que elimina profissões de forma rápida, não dá tempo para que a mão de obra se reinvente com a mesma rapidez. Esta é uma das razões que “empurraram” muitos indivíduos para o AUTO EMPREGO e para atividades ligadas ao EMPREENDEDORISMO assumindo os riscos de novos negócios. Pode parecer cruel, mas o processo é natural.

No presente, a tecnologia e o desenvolvimento da inteligência artificial vêm eliminando funções e postos de trabalho.

Na indústria, o modelo denominado 4.0 (a QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) tem provocado mudanças drásticas e transformando o mercado de trabalho ao criar posições que até alguns anos atrás nem poderíamos imaginar.

Diante deste quadro, para as pessoas cresce a importância dos processos contínuos de aprendizagem. 

É fundamental entender e acompanhar as tendências e para uma qualificação profissional atualizada.

O CICLO É REPETITIVO

Como consequência da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, o artesão teve que se tornar operário e se adaptar às condições de trabalho da fábrica – no início do Século XX que fez o curso de Datilografia ou de Contabilidade tinha melhores oportunidades – no final da década de 70, quem não tivesse o ENSINO MÉDIO completo ou cursando o NÍVEL SUPERIOR tinha enormes dificuldades no mercado de trabalho – nos anos 80, quem não tivesse o domínio de um segundo idioma tinha poucas chances de conseguir uma boa colocação – no final da década de 90 e início do Século XXI, a INFORMÁTICA se tornou um requisito essencial. 

AS PERSPECTIVAS

Muitas instituições têm avaliado as perspectivas e divulgado as previsões para os empregos do futuro. De acordo com as informações disponíveis, inúmeras profissões diferentes serão redesenhadas ou irão surgir até 2030, sendo que 85% delas ainda nem existem.  No presente, a tecnologia já permite que o ser humano trabalhe nas grandes empresas de maneira integrada com as máquinas, os equipamentos mais importantes para um alto nível de eficiência.

O PERFIL ADEQUADO

Ainda com relação às informações disponíveis, uma lista com as 10 aptidões mais valorizadas, elaborada em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou o que será exigido de um profissional moderno:

● Capacidade para solucionar problemas difíceis.

● Criatividade.

● Flexibilidade.

● Gestão de pessoas.

● Inteligência emocional.

● Habilidade de negociação.

● Pensamento crítico.

● Serviço comunitário.

● Tomada de decisão com responsabilidade.

● Trabalho em grupo.

CUIDADO: como o levantamento foi feito em 2016, antes da PANDEMIA, é preciso verificar se as 10 aptidões ainda serão viáveis dentro dos conceitos do TRABALHO REMOTO. Provavelmente serão necessárias algumas adaptações.

NOVO CENÁRIO

● Para outros analistas, há dúvidas sobre os obstáculos na transição do trabalho. É pela razão que os empregos do passado poderão ou não se tornar em novos postos de trabalho com outras funções. 

Outras preocupações se referem ao uso ético da realidade virtual e aumentada, dos mecanismos de inteligência artificial, da gestão e na segurança de dados e informações e sobre o uso do MACHINE LEARNING.

As pessoas não são mais as mesmas: ter um bom emprego já foi o desejo da grande maioria dos jovens. Para a GERAÇÃO Z, nascida entre 1995 até o começo de 2010 e caracterizada por indivíduos mais ativos, que fazem tudo ao mesmo tempo e que representam o futuro do mercado de trabalho, a atenção se volta para carreiras em crescimento que estejam relacionadas com tecnologia, em atividades com liberdade (mobilidade) e com relações de trabalho flexíveis.

As expectativas dos nascidos na GERAÇÃO Z são totalmente diferentes. Eles desejam uma colocação em um emprego que tenha significado e não apenas um bom salário.

Também desejam estar em um ambiente tecnológico, acolhedor, com base na descontração e que permita um ritmo de aprendizado permanente.  É trabalhar para ser feliz, sem preocupação em ter uma carreira de sucesso e sem ficar na mesma empresa fazendo a mesma coisa pelo resto da vida (ou então vão para o EMPREENDEDORISMO).

As empresas também não são mais as mesmas: os antigos modelos de GESTÃO centralizadores e donos da verdade estão ficando cada vez mais no passado. Além das possíveis alternativas em produtos e serviços, as organizações estão avaliando o futuro e repensando os aspectos de sua CULTURA ORGANIZACIONAL em função do novo perfil da mão de obra.

O TRABALHO REMOTO está transformando a dinâmica e os ambientes de trabalho do futuro: está substituindo os funcionários em jornadas diárias nos escritórios por esquemas em MODELOS HÍBRIDOS, HOME OFFICE, COWORKING, SQUAD OFFICE, ANYWHERE OFFICE, OFFICELESS, FLEXPLACE e COMPRESSED WORK. As pessoas economizam tempo e energia e as empresa diminuem os custos.

● Porém, várias especialidades de profissionais criativos ainda serão necessárias para atender a outros tipos de demandas:

Engenharia, ciências, lazer, atividades ligadas ao ambientalismo e natureza, artes, eco turismo, serviços de saúde e bem-estar, entretenimento, educação e diversas alternativas de prestação de serviços que não exijam um profundo domínio da tecnologia.

CAMINHOS EM UM CENÁRIO IMPREVISÍVEL

Apesar de todas as incertezas e previsões que os tradicionais empregos passarão por grandes mudanças nos próximos anos, é certo que no futuro fará as empresas vão selecionar profissionais com novas especializações.

Quais? A dúvida, com certeza, gera muita apreensão para quem deseja planejar os estudos, direcionar a carreira ou escolher um ramo mais seguro para poder criar uma START UP. As orientações mais aceitáveis mostram que é preciso…

…continuar os estudos, estar atualizado e buscar novos conhecimentos (mesmo já estando em um cargo importante). 

…estar continuamente atento ao ambiente de negócios, às novidades e tendências que surgem no mercado de trabalho, na tecnologia e nas empresas (o que está ganhando espaço com rapidez?). 

…ter atenção ao ambiente e identificar como solucionar alguma necessidade, problemas situações ou demandas que possa ser atendidas por alguma atividade ligada ao EMPREENDEDORISMO (é fundamental!).

…ter HABILIDADES COGNITIVAS – um conjunto de habilidades que são aprendidas em graus diferentes, de acordo com o desenvolvimento e o crescimento mental de um indivíduo. São usadas ​​para aprender, compreender e integrar as informações de uma forma significativa. As informações aprendidas de forma cognitiva não são apenas memorizadas. Elas são entendidas e assimiladas.

A LISTA

Quando é feita uma pesquisa sobre as profissões do futuro, é possível encontrar uma lista extensa com a descrição das atividades, o perfil necessário e, em alguns casos, atraentes faixas salariais:

CUDADO: muitas profissões que apareceram no mercado no início do Século XXI já desapareceram e ficaram pelo caminho. Pareciam promissoras, mas acabaram perdendo o fôlego ou sendo substituídas.

Técnico em Telemedicina                         Bio informacionista 

Geneticista                                                  Gestor de Marketing Digital

Especialista em e-commerce                  MACHINE RISK OFFICER

Gestor financeiro                                    Representante de vendas internas

Especialista em UX Design                       Especialista em Social Media 

Gestor de Tráfego Pago                     Detetive de Dados

Analista de Cibercidade                            Ethical Sourcing Officer

Desenvolvedor Web                                   Desenvolvedor de Softwares

Creators                                                       Assessor de Creators

Coaching Consultor de imagem

Gestor Ambiental                               Engenheiro Ambiental 

Engenheiro do Agronegócio                    Voice UX Designer

Gestor de resíduos                                    Gestor de Inovação

Chief Trust Officer                                     Gestor de Comunidade                

Professor online                                        Especialista em Segurança Digital

Agente de Cyber Attack                     Facilitador de TI

Engenheiro hospitalar                            Analista de Big Data         

Analista de Marketing Digital         Gestor de Talentos

Terapeuta Alternativo                            Cuidador de Idosos

Walker Talker                                           Especialista em Saúde Mental   

Gerente de Construção de Realidade Aumentada

Especialista em Experiência de Usuário/Cliente

Desenvolvedor de Dispositivos Wearables

Arquiteto e Engenheiro 3D

Engenheiro de Energias Alternativas   

Analista de QUANTUM MACHINE LEARNING

      

Deixe um comentário