Os Benefícios do BOOTCAMP

Nos primeiros anos do Século XXI, novos conteúdos e formatos de aprendizado causaram grandes mudanças na educação e na capacitação profissional. Surgiram aos poucos, mas, durante a PANDEMIA DO COVID-19, tiveram um grande impulso fazendo o ensino à distância crescer rapidamente com capacitações online e/ou mistas em atividades (*) SÍNCRONAS e ASSÍNCRONAS. Com relação às novas alternativa dos formatos de aprendizado, os BOOTCAMPS se tornaram um grande atrativo para quem procura, em um curto espaço de tempo, programas intensivos para poder agregar habilidades de forma prática.

O BOOTCAMP foi uma das METODOLOGIAS de ensino (ou um MODELO DE ENSINO) intensivo que trouxe uma abordagem diferente das existentes no meio acadêmico. O seu grande DIFERENCIAL foi ter o foco direto, atualizado e eficiente no preparo dos participantes. O MODELO de ensino é projetado para a ampliação do conhecimento e habilidades. 

Os indivíduos que participam têm a oportunidade de estar em um aprendizado de MÉTODO IMERSIVO. Os especialistas da área já estão prevendo que  este formato terá um crescimento significativo para seguir a mesma velocidade dos negócios.

Nesta METODOLOGIA o conteúdo é apresentado com clareza, organizado, dinâmico e eficaz ao ensinar e capacitar alunos para atingirem objetivos. O BOOTCAMP é baseado em projetos reais, onde se desenvolvem soluções práticas em equipe que permitem a experiência na colaboração.

A METODOLOGIA não faz com que as EQUIPES de participantes aprendam apenas teorias. Há o envolvimento em vários projetos que simulam cenários verdadeiroa que permitem a aplicação do conhecimento teórico na solução de problemas. Ao mesmo tempo, aumenta o engajamento, a MOTIVAÇÃO e o crescimento dos profissionais.

Há uma grande distinção entre o BOOTCAMP e a forma aplicada no meio acadêmico convencional.  A diferença é o rápido acesso aos  programas intensivos, planejados dentro de um conjunto de habilidades específicas focadas em capacitação pelo aprendizado IMERSIVO.  A duração do BOOTCAMP vai de acordo com a complexidade dos temas, podendo durar de 8 horas ou de 3 a 6 meses. Porém, programas mais curtos e mais intensivos podem ser altamente IMERSIVOS e muito exigentes.

1 – Certificação: os participantes recebem certificados agregando qualidade ao currículo. Então, eles são muito mais valorizados no mercado de trabalho e com maior vantagem nos processos seletivos.

2 – Flexibilidade: há a exigência de muita dedicação. Há alternativas presenciais e online dando aos alunos a alternativa sobre a forma mais compatível com suas responsabilidades e condizente com as necessidades de sua evolução profissional. 

3 – Compartilhando: ainda de acordo com a opinião de especialistas da área, há outro benefício muito interessante ao se comparar o BOOTCAMP com o meio acadêmico tradicional. É o trabalho em equipe com o desenvolvimento de SOFTSKILLS, HARDSKILLS e a cultura de compartilhamento do conhecimento.

4 – Mentoria: os alunos têm aprendizado prático e versátil com materiais disponibilizados e o suporte de MENTORES (ou FACILITADORES – profissionais especialistas do mercado para dar FEEDBACK, qualidade ao aprendizado e aos trabalhos realizados).

5 – Networking: todos os encontros no BOOTCAMP são uma grande oportunidade para a formação de NETWORKING e relacionamentos (entre si, com os organizadores e com profissionais da área de interesse). O trabalho em equipe e o contato com o perfil de pessoas diferentes colabora absorver novas ideias, propostas e desenvolvimento profissional. As relações vão possibilitar a troca de experiências, conhecimentos e muitas oportunidades.

6 – Oportunidades de Trabalho: o ritmo intenso do BOOTCAMP procura preparar os participantes para maior performance no mercado de trabalho. Os contatos, relacionamentos e o Networking bem construídos poderão ser valiosos para o futuro na busca de uma nova colocação.

8 – UPSKILLING, RESKILLING e LIFELONG LEARNING: estes conceitos são relativos aos processos de aquisição de novas habilidades e atualização. Hoje, os profissionais precisam estar em constante processo de reinvenção. Portanto, devem estar abertos para novos aprendizados e ter flexibilidade diante das mudanças. 

8.1 – UPSKILLING – é o aperfeiçoamento de habilidades e o uso de novas ferramentas ou até um posicionamento mais crítico, analítico e estratégico. Quem sempre atuou em determinada área precisará se atualizar para continuar a ter competitividade.

8.2 – RESKILLING – é a REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Em geral,  é utilizada em cenários de MIGRAÇÃO DE CARREIRA, uma mudança que requer novos aprendizados para atuar em uma área diferente. O BOOTCAMP acelera a transição apresentando habilidades específicas.

8.3 – LIFELONG LEARNING – é aprendizagem continuada ao longo da vida sem estar limitado apenas ao conhecimento de uma área.

9 – Empresas: as ORGANIZAÇÕES com mentalidade mais atualizada estão utilizando os BOOTCAMPS em parcerias e em estreita colaboração com interesse em melhorar a qualidade de seus funcionários. Outras preferem propor desafios existentes nas suas atividades para serem resolvidos pelos alunos em forma de CASES

10 – Empreendedorismo: para os profissionais que pretendem se tornar empreendedores bem-sucedidos ou que já tem uma STARUP em andamento, o BOOTCAMP poderá ser um ótimo ponto de partida, uma excelente ocasião para ampliar sua expertise, NETWORKING e agregar novas ideias. 

Deixe um comentário