Identidade Organizacional – Missão, Visão e Valores

INTRODUÇÃO:

A CULTURA ORGANIZACIONAL é o reflexo de seus fundadores, dirigentes ou empreendedores e pode ser entendida como sendo o DNA da empresa.  A partir desta CULTURA serão construídos, atitudes, hábitose indicadores que mostram como a GESTÃO irá conduzir os negócios no mercado de atuação, o relacionamento com os colaboradores e a reputação perante a sociedade.

A partir da CULTURA ORGANIZACIONAL será delineada uma IDENTIDADE ORGANIZACIONAL composta pelo conjunto: MISSÃO/VISÃO/VALORES. Uma boa parte dos empresários não possui uma noção exata da verdadeira importância ao se estabelecer estes três itens importantes. E muito menos sabem identificar a diferença entre estes conceitos.

A definição correta da MISSÃO/VISÃO/VALORES (MVV) é fundamental. É onde a organização começa a dar certo (ou a dar errado!) gerando valor para a sociedade, clientes, fornecedores, acionistas, funcionários e demais envolvidos.

Para muitos empresários ainda são palavras sem muito significado prático, não havendo reconhecimento, compreensão e a correta diferenciação entre MISSÃO, VISÃO e VALORES. Como resultado, a empresa não tem ideia do propósito da sua existência, nem para onde está indo e nem como ditar a maneira de se relacionar. 

Ao se constituir a MISSÃO/VISÃO/VALORES a serem praticados fica definida a IDENTIDADE ORGANIZACIONAL, a direção a seguir para se manter como um agente econômico e ter continuidade.

MISSÃO:

Demonstra a proposta e as responsabilidades da empresa como sendo o objetivo da sua atuação duradoura (o motivo da sua criação e a finalidade de sua existência) com o direcionamento dado pela DIRETORIA. Muito mais do que uma mera descrição do que ela faz, este propósito expõe com clareza os objetivos financeiros, humanos e sociais.

A MISSÃO é orientada para o âmbito externo, para as necessidades da sociedade e dos indivíduos. O início do processo para se definir a MISSÃO, começa com algumas questões que precisam ser respondidos para analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos e os produtos/serviços oferecidos.

O texto deve ser simples, claro, conciso,direto para ter credibilidade e não deixar margem de dúvidas. A mensagem da MISSÃO também tem de ser conhecida, entendida, compreendida e praticada por DIRETORES e GESTORES para liderar, motivar e obter comprometimento dos Funcionários. A MISSÃO declara, de modo explícito:

1 – O propósito básico da organização.

2 – O comprometimentodiante da comunidade e diante de seus clientes. 

3 – A responsabilidade diante da comunidade, fornecedores e clientes.

4 – Deve estar na mente e nas ações de todos os funcionários.

VISÃO:

O sucesso da organização é uma consequência da complementação entre MISSÃO e VISÃO. A VISÃO retrata e descreve o futuro da empresa como um todo, seu direcionamento e os resultados que ela pretende obter. É imprescindível que a DIRETORIA e ALTA ADMINISTRAÇÃO entendam a VISÃO para transmitir aos colaboradores. 

A VISÃO deve ser inspiradora para impulsionar e motivar a todos para obter esforços individuais, coletivos (equipes de trabalho) e pelo uso dos recursos disponíveis. Além do mais, ela precisa ser coerente, ser prática, realista, viável e visível a todos.

A VISÃO estabelece os investimentos, o desenvolvimento de produtos/serviços, tarefas, projetos e mantém o foco. É o que dá início ao planejamento estratégico e mostra as ações vitais como referência para se chegar ao sucesso (a situação futura ao longo prazo).

A VISÃO poderá variar no decorrer do tempo. Esta mudança acontece pelas circunstâncias do momento em que a empresa se encontra e pelas influências vindas de fatores externos. É diferente da MISSÃO, que tem um tempo de duração indeterminado.

VALORES:

A criação da IDENTIDADE ORGANIZACIONAL e a caracterização de uma empresa se completam a partir da definição dos VALORES a serem praticados. VALORES são princípios contínuos e se estiverem muito bem delineados na organização eles serão permanentes. Obrigatoriamente definem a prática da MISSÃO, VISÃO e, simultaneamente, a prática dos próprios VALORES.

Em outro entendimento sobre Administração, muitos afirmam que VALORES são as qualidades que foram acumuladas na empresa com o passar do tempo fixando regras básicas que regulam comportamentos e atitudes.

No ambiente interno, a qualidade da LIDERANÇA exercida pela DIRETORIA e ALTA ADMINISTRAÇÃO define os VALORES a serem disseminados entre os colaboradores. E a prática dos VALORES favorece o envolvimento e comprometimento nas relações entre os funcionários com foco para objetivos cumprindo o que foi firmado na MISSÃO e na VISÃO.

A prática dos VALORES beneficia o comprometimento entre os colaboradores e o ambiente externo da empresa ao gerar valor para clientes, fornecedores, partes interessadas, comunidade e sociedade.

O conjunto dos VALORES é apresentado através de um texto curto e conciso com questões a respeito das regras de comportamentos, condutas e atitudes.

Dificilmente qualquer tipo de organização conseguirá ter sucesso e resultados favoráveis em longo prazo sem definir os seus VALORES. Eles agregam importância ao produto/serviço. O conjunto bem estabelecido na MISSÃO/VISÃO/VALORES da empresa permite maior engajamento, empenho e criatividade de todos. 

INCOERÊNCIA:

A MISSÃO, VISÃO e VALORES devem estar no dia-a-dia em todos os níveis e em todas as áreas da empresa: do P a P – da Portaria à Presidência. Em termos mais amplos, todos têm que ter ciência exata sobre os propósitos, a finalidade da empresa e conduzir as ações e decisões. Assim já é possível verificar, de fato, o que a empresa representa.

Valores Éticos nos negócios, Qualidade, Credibilidade, Tradição, Seriedade, Excelência, Competência, entre outros atributos que certificam a personalidade da corporação. Como exemplos eles são considerados CLICHÊS, falas sem nada de original e repetitiva. Mas, a grande questão não está na originalidade ou na repetição. A questão está no verdadeiro exercício do que está escrito.  

Mas, apenas declarar a MISSÃO, VISÃO e VALORES e não praticar o que foi estipulado é perigoso e desmotivador. Os três componentes da IDENTIDADE ORGANIZACIONAL vão cair no campo de uma retórica sem aplicação, vão se tornar um discurso vazio, contraditório, um simples papel pendurado no quadro de avisos e um adereço tomando espaço no site da empresa.

Haverá um abismo entre o que é dito e entre o que é praticado. E infelizmente trata-se de uma situação comum de ser verificada.

Sugestão de Leitura:

SCOTT, CYNTHIA D; JAFFE, DENNYS T; TOBBE, GLENN R. Visãovalores e missão organizacional construindo a organização do futuro. Editora Qualitymark. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 1998.

FREITAS, MARIA ESTER DE. Cultura Organizacional. Identidade, Sedução e Carisma?  Editora FGV. Edição 5ª. Rio de Janeiro, 2006.

BARRETT, RICHARD. A Organização Dirigida por Valores. Editora Alta Books. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2017.

DRUCKER, PETER FERDINAND. Inovação e Espírito Empreendedor. Práticas e Princípios. Editora Pioneira. Edição 4ª. São Paulo, 1987.

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”

(Peter Drucker, 1987).

Deixe um comentário