INTRODUÇÃO:
“MARKETING? Eu conheço, eu sei o que é… É vendas, propaganda de produtos…”.
Não, não é!
Pessoas comuns e até mesmo boa parte dos empresários confundem os conceitos relacionados ao MARKETING. Ações como VENDAS, PROPAGANDA, PUBLICIDADE e MERCHANDISING atuam em conjunto com o MARKETING, mas são coisas distintas. Através de conceitos corretamente definidos é possível ter uma compreensão correta sobre o assunto.
ORIGEM DA PALAVRA
MARKETING é um campo de estudo novo se comparado com os demais campos do conhecimento. A literatura especializada apresenta diversas definições e, em muitas traduções para o português, consideram MARKETING como “MERCADOLOGIA” ou “MERCANCIA”. A palavra deriva do latim “MERCARE”, usada para definir o ato de comercializar produtos durante o Império Romano, e posteriormente do inglês “MARKET”, que significa MERCADO.
AS AÇÕES DO MARKETING
Elas poder ser entendidas de várias maneiras, como o trabalho que objetiva:
1 – Conhecer bem um determinado MERCADO alvo e procurar estudar meios para satisfazer suas necessidades mantendo sintonia com o CONSUMIDOR e assim criar sua satisfação.
2 – Conhecer as causas e os processos que condicionam relações de troca de PRODUTOS/SERVIÇOS/IDEIAS, por meio de uma transação (venda, troca ou doação) que seja favorável às partes envolvidas (EMPRESA–CONSUMIDOR–SOCIEDADE).
3 – Colocar em prática uma ESTRATÉGIA EMPRESARIAL visando resultados positivos nas vendas.
4 – Conhecer e utilizar métodos e técnicas para elevar o volume das vendas usando as quatro variáveis básicas de MARKETING conhecidas como MARKETING MIX, ou COMPOSTO MERCADOLÓGICO ou 4P’s.
Mesmo sendo um conceito criado na metade do século passado, os 4P’s ainda continuam sendo a base do pensamento e de qualquer estratégia de MARKETING. Ações de Marketing fazem empresas raciocinarem de forma diferenciada e com mentalidade moderna:
● Ao invés de vender apenas o resultado da sua produção, as empresas passaram a ter uma grande preocupação em adequar bens/serviços em função das NECESSIDADES e DESEJOS dos clientes.
● O desenvolvimento de Mercado é feito baseado em estudos e pesquisas prévias. Elas devem identificar uma necessidade real, a ser estudada e a melhor adequação da empresa, e seus bens/serviços, para satisfazer essa necessidade.
AS DEFINIÇÕES DE MARKETING
A – É a ESTRATÉGIA empresarial utilizada para criar condições favoráveis que resultem na obtenção de lucro, adequando a produção e a oferta de bens/serviços às necessidades e preferências dos consumidores. MARKETING usa pesquisas de mercado, desenvolvimento de produtos/serviços, campanhas publicitárias, pós-venda etc.
B – São as ações ESTRATÉGICAS, formuladas para influenciar o público alvo quanto à determinada ideia, instituição, marca pessoa, produto/serviço etc.
C – Segundo a A.M.A. (AMERICAN MARKETING ASSOCIATION – definição de 2005), MARKETING é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e o seu público interessado.
D – MARKETING um conjunto de ESTRATÉGIAS e ações que propiciam o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário NOVO AURÉLIO – 1975).
E – MARKETING são atividades sistemáticas de uma organização humana, voltadas à busca e realização de trocas com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).
F – MARKETING é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário MICHAELIS – 1998).
G – MARKETING é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas OPORTUNIDADES de consumo para a satisfação do cliente, respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços.
H – MARKETING é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
I – MARKETING é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor entre si (KOTLER e KELLER, 2006).
CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS DO MARKETING:
Em seu sentido original o MARKETING estabelecia apenas a ideia de uma função com a finalidade de atender às necessidades do mercado. No final do Século passado o conceito foi ganhando outros contornos:
● O MARKETING se tornou a forma de uma empresa pensar e atuar.
● O MARKETING estabelece a forma como se processam as relações de troca aumentando vendas, resultados, consumo, a satisfação do consumidor e a sua fidelização.
● O MARKETING estabelece a forma como se processam as relações de troca aumentando vendas, resultados, consumo, a satisfação do consumidor e a sua fidelização.
● O uso do MARKETING vai além dos bens de consumo. Passou a ser usado também sobre conceitos, ideias, religião, imagem, sistemas políticos etc.
● No presente, o MARKETING ampliou o seu campo de atuação. As suas atividades podem estar voltadas para várias modalidades nas áreas de produtos, esportes, cultura, política, social e outras seguindo o que está estabelecido pela ESTRATÉGIA CORPORATIVA ou, fora do ambiente corporativo, em relação à sociedade como um todo.
Esta variedade de situações requer que o trabalho do profissional desta área seja inovador, tenha uma visão HOLÍSTICA, um nível cultural abrangente, experiências variadas e outras qualidades que o tornem uma pessoa diferenciada.
Sugestão de Leitura.
CHURCHILL JR, GILBERT PETER, J. PAUL. Marketing – Criando Valor para os Clientes. Editora Pearson Universidades. Edição 3ª. São Paulo, 2013.
RICHERS, RAIMAR. O que é Marketing. Editora Brasilense. Edição 15ª. São Paulo, 1981.
DRUCKER, PETER F. O melhor de Peter Drucker: A Administração. Editora Nobel. Edição 1ª. Barueri, 2001.
“Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas, o objetivo do MARKETING é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do MARKETING é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.
Idealmente, o MARKETING deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível”. PETER DRUCKER. (2001, Pg. 36)