INTRODUÇÃO:
Atualmente está se tornando comum ouvir comentários muito favoráveis sobre a LOGÍSTICA,como se esta atividade fosse nova, um conceito inédito e revolucionário surgido no final do Século XX.
Não é bem assim. A LOGÍSTICA ganhou importância, desde os anos 70, em função de uma série de eventos e vem passado por um contínuo aperfeiçoamento, até atingir um grande destaque, com a Globalização no começo da década de 1990.
Porém, se analisarmos todo conjunto do processo histórico, podemos concluir que a LOGÍSTICA praticamente surgiu junto com a formação das antigas civilizações. Então, é preciso voltar no tempo e entender como se estabeleceu esta atividade (que muitos povos já usavam), sua evolução, o crescimento da sua importância, o uso militar e, atualmente, o seu valor na estratégia das empresas e no andamento dos negócios.
ORIGEM:
A palavra tem origem no grego LOGISTIKOS, que posteriormente se transformou em LOGISTICUS no latim da Roma Antiga.
Outras definições apontam a origem em LOGUS que significa “discurso, razão, racionalidade, linguagem, frase e raciocínio matemático” (relacionado à LÓGICA ARISTOTÉLICA como análise da construção do raciocínio lógico na forma como atualmente o utilizamos)
Outras também afirmam que a origem está em LOGISTIKOS, que significa cálculo e raciocínio no sentido matemático. LOGOS = calcular, pensar e analisar.
Ou seja, o uso da LÓGICA está na arte de calcular ou manipular detalhes de uma operação. Posteriormente, a palavra LOGISTIKI foi utilizada para se referir à contabilidade e organização financeira.
LOGÍSTICA – CONCEITO E DEFINIÇÃO:
Há inúmeras definições e conceituações sobre a LOGÍSTICA. A mais aceita é dada por RONALD BALLOU. De acordo com o autor…
“Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando a entrega das necessidades na qualidade desejada no tempo certo, otimizando recursos e aumentando a qualidade nos serviços.” BALLOU (1999)
LOGÍSTICA – FORMAÇÃO:
Tradicionalmente, as atividades da LOGÍSTICA sempre estiveram ligadas às ideias de ações militares. Na Antiguidade, os meios necessários para a guerra, recursos, abastecimento, acessos etc. estavam sob a responsabilidade de determinados oficiais.
No período da Grécia, Roma e Império Bizantino eles receberam a denominação de LOGISTIKAS.
Na Antiguidade não existem alusões à LOGÍSTICA, como sendo uma atividade com o conceito que atualmente é empregado. Há elementos como o transporte, armazenagem, estudo de terrenos, itinerários, suprimentos, máquinas, carros, cavalos e homens.
Numa análise mais detalhada, podemos entender e dividir a formação da LOGÍSTICA em ÁREAS que foram se desenvolvendo no processo de evolução Humana. Não significa que as ÁREAS estejam em ordem cronológica, ou grau de importância. As necessidades foram surgindo simultaneamente e solicitando soluções viáveis.
Problemas como decidir sobre as localidades mais favoráveis à agricultura, distâncias, transportes e armazenagem do resultado das colheitas e onde efetuar a troca de excedentes foram ganhando em importância.
E não foi um fato isolado. O problema era o mesmo no Egito nas margens do Rio Nilo, na agricultura praticada pelos Sumérios e Acádios nos rios Tigre e Eufrates, nos terraços da cultura do arroz China, para os hindus no rio Ganges e nas antigas civilizações na América pré-colombiana.
Sugestão de Leitura:
BALLOU, RONALD H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física. Editora Atlas. Edição 1ª. São Paulo, 1992