INTRODUÇÃO:
Mesmo vista por muitos como sendo uma visão tradicionalista, as quatro FUNÇÕES BÁSICAS conhecidas por PODC, auxiliam sobremaneira o trabalho da Administração para obter os melhores ganhos.
Ao invés de o GESTOR se desgastar gerenciando NA MARRA as complexidades, caos e as incertezas, ele pode fazer uso das FUNÇÕES como um método, mais racional, inteligente e com um menor nível de STRESS.
As FUNÇÕES BÁSICAS ao serem realizadas, de forma integrada, propiciam uma melhor qualidade do trabalho e a condução das atividades por meio de fundamentos relevantes para o gerenciamento.
AS FUNÇÕES BÁSICAS:
PLANEJAR: Administrar é trabalhar de forma RACIONAL, estruturada e com LÓGICA organizando as atividades a serem executadas.
O PLANEJAMENTO é básico para qualquer tipo de empresa, tem relação com o FUTURO (imediato e mediato), prevê e antecipa qualquer circunstância pela visão total do trabalho. É o lado RACIONAL em uma ação consciente e organizada. Mesmo preestabelecendo OBJETIVOS, metas e recursos necessários, o PLANEJAMENTO é flexível ao permitir alterações. O processo fica mais claro quando são feitas as perguntas conhecidas como 5W2H. O PLANO é o resultado do PLANEJAMENTO.
DEFINE OBJETIVOS, METAS, ATIVIDADES (as TAREFAS) e os RECURSOS
FAZ PERCEBER A REALIDADE
AVALIA CAMINHOS PARA ATINGIR OBJETIVOS E METAS
PADRONIZA PROCESSOS DE TRABALHO: COMEÇO – MEIO – FIM
FUTURO (imediato e mediato)
ANTECIPA RESULTADOS
CRIA E GERENCIA A ROTINA DIÁRIA
ORGANIZAR: é o modo como é criado um sistema para alcançar OBJETIVOS escolhendo como processar, arranjar, coordenar, disponibilizar, classificar informações e estabelecer TAREFAS.
Também prevê os RECURSOS e como as TAREFAS serão agrupadas (delimitando a cada indivíduo a distribuição de atividades), a hierarquia com as linhas de subordinação e locais definidos.
Os RECURSOS podem ser financeiros, técnicos, humanos (PESSOAS), materiais (matérias-primas) e estabelece o que for necessário para a execução do PLANEJAMENTO.
INFORMAÇÕES:
PROCESSAR ARRANJAR DISPONIBILIZAR
CLASSIFICAR ESTABELECER TAREFAS
TAREFAS:
AGRUPAR e DELIMITAR PESSOAS
DEFINIR HIERARQUIA e DEFINIR LOCAIS
DIRIGIR: muitos profissionais enxergam esta atividade como sendo uma simples distribuição de TAREFAS. Mas, é muito mais importante. É dar andamento ao trabalho transformando o PLANO em ações concretas.
Esta função pressupõe um grau de LIDERANÇA e HABILIDADE INTERPESSOAL maior por parte do GESTOR. Agora ele deve estar capacitado para criar uma EQUIPE (as PESSOAS) que atenda plenamente ao que foi estipulado no PLANEJAMENTO. Alguns especialistas de Administração consideram esta função como sendo a mais complexa ao envolver o fator humano.
PESSOAS:
LIDERAR MOTIVAR INFLUENCIAR ENGAJAR
DETERMINAR OBJETIVOS COMUNICAR
DEFINIR HIERARQUIA
CRIAR CONDIÇÕES
DISSEMINAR INFORMAÇÕES
CONTROLAR: as quatro FUNÇÕES BÁSICAS também consideram o monitoramento das TAREFAS garantindo que elas sejam realizadas conforme o PLANEJAMENTO.
Leva em conta a relação fundamental existente entre o que foi PREVISTO e o que foi REALIZADO antevendo as correções essenciais. O CONTROLE tem por finalidade:
• A correção de desvios: a repetição de problemas acusa que há uma possível falha no processo.
• Identificação e correção das CAUSAS para a melhoria contínua da qualidade.
• Evitar que erros já identificados e esclarecidos sejam cometidos novamente.
• Avalia e explora ao máximo as informações existentes (o passado como referência): Históricos, Banco de Dados, Arquivos, Estatísticas, Experiências, Conhecimento prévio e adquirido e Especificações Técnicas.
PREVISTO X REALIZADO EVITAR ERROS
IDENTIFICAR E CORRIGIR CAUSAS AÇÕES PREVENTIVAS
EXPLORAR INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS