INTRODUÇÃO:
Com a rápida evolução da tecnologia, o conceito sobre os modais tradicionais também passou por mudanças. O trânsito de produtos digitais e não físicos (os INFOPRODUTOS) ganha cada vez mais em intensidade e espaço para crescimento devido aos avanços da tecnologia. Os novos MODAIS DE TRANSPORTE são: MODAL VIRTUAL e MODAL INFOVIÁRIO que alguns autores chamam de LOGÍSTICA DA INFORMAÇÃO.
Um dos grandes significados destes NOVOS MODAIS DE TRANSPORTE é o suporte dado aos modais tradicionais com relação a redução dos desgastes, aos custos com o deslocamento de pessoal e a disponibilidade de INFORMAÇÕES. São aspectos que geram SOLUÇÕES em tempo real dispensando a emissão de documentos físicos nas empresas e nos órgãos do governo. O perfil da sociedade atual, a transformação digital, a expansão e as facilidades da INTERNET colocaram os INFOPRODUTOS na rotina do dia a dia das pessoas. Assim, estes fatores fizeram os NOVOS MODAIS crescerem de forma muito rápida.
CONCEITOS
Embora muitos considerem o MODAL INFOVIÁRIO e o MODAL VIRTUAL como termos idênticos, os conceitos são diferentes e ainda geram discussões.
MODAL INFOVIÁRIO
Designa a maneira, o caminho por onde um INFOPRODUTO é transportado (fibra ótica e satélites). Outras opiniões reiteram que sua principal característica é relacionada ao transporte de DADOS e INFORMAÇÕES pela INTERNET.
Uma INFOVIA transporta INFORMAÇÕES e DADOS em enormes quantidades facilitando e agilizando inúmeros processos. É um modo seguro e, atualmente, há vários métodos de proteção (CRIPTOGRAFIA e BLOCKCHAIN). Em LOGÍSTICA, a INFOVIA é de suma importância para uma GESTÃO totalmente eletrônica para a eficiência da DISTRIBUIÇÃO FÍSICA e das operações na CADEIA DE SUPRIMENTOS.
As empresas estão se modernizando. É fundamental acompanhar o mercado em transformação, com crescimento significativo, que solicita finalidades comerciais e educacionais mais atualizadas.
Os produtos/serviços vêm apresentando uma série de soluções atraentes para as ORGANIZAÇÕES e diante dos desejos e necessidades dos consumidores – o MODAL VIRTUAL e o MODAL INFOVIÁRIO são VANTAGENS COMPETITIVAS muito flexíveis. Então, há a premência de mudanças organizacionais, filosofia de trabalho e investimentos em COMUNICAÇÕES e INFORMAÇÕES. TIC – Tecnologia de Informações e Comunicações.
No caso do Brasil, o MODAL INFOVIÁRIO tem uma regulamentação, carga tributária e burocracia complicadas para a operação. Desta maneira, não há grandes estímulos para o setor de telecomunicações e a infraestrutura e os serviços se tornam caros para o consumidor final.
MODAL VIRTUAL
É o meio de transporte utilizado como sendo todo sistema de entrega de um INFOPRODUTO. Ele chega ao consumidor de forma digital, a entrega é mais rápida, com baixo custo e atender as necessidades dos consumidores.
É o meio de transporte utilizado considerado como sendo todo sistema de entrega de INFOPRODUTOS. Eles chegam ao consumidor de forma digital, a entrega é mais rápida e com baixo custo atendendo as necessidades dos consumidores.
INFOPRODUTOS
Também são conhecidos por PRODUTOS VIRTUAIS. São vários materiais com conteúdo variados, criados e distribuídos na INTERNET. Podem ser gratuitos ou pagos e pertencem às várias classes de produtos ONLINE disponíveis em plataformas diferentes:
Ao verificarmos a literatura sobre o assunto, é comum que o MODAL VIRTUAL seja trocado pelo conceito do MODAL INFOVIÁRIO. De fato, suas aplicações são semelhantes. Entretanto, o MODAL VIRTUAL é mais relacionado ao meio de transporte utilizado para a entrega de INFOPRODUTOS (os produtos de aspectos não físicos). O MODAL INFOVIÁRIO é mencionado sob o aspecto de que os INFOPRODUTOS são entregues através de uma INFOVIA, o MODAL necessário para o transporte. Outros pontos de vista têm definido o MODAL INFOVIÁRIO com o transporte de DADOS e INFORMAÇÕES dentro do meio CORPORATIVO.