BOOTCAMP – Conceitos

O exército norte americano sempre se notabilizou pela excelência (e pelo rigor) dos processos de treinamento dos seus militares. Nos “BOOTCAMPS”, os locais onde a preparação é realizada, eles são submetidos a extenuantes práticas físicas.

Mas, os grupos a serem formados seriam direcionados dentro de um conceito diferente. O princípio foi a aprendizagem intensiva e acelerada por um período curto visando ampliar o conhecimento com base na IMERSÃO EDUCACIONAL. Com o tempo, o BOOTCAMP se expandiu e deixou ser vinculado a área de tecnologia passando a ser utilizado nas demais atividades do ÂMBITO CORPORATIVO. No Brasil o conceito ainda não é tão popular como nos EUA.

Mesmo antes da PANDEMIA DO COVID-19, o mercado já apontava sinais de grandes mudanças e exigências quanto à qualidade da mão de obra de executivos.  Então, o conceito do BOOTCAMP representou uma alternativa bem interessante no papel de ser a formação complementar na educação padronizada do ensino superior. A ideia do ensino no BOOTCAMP é dar a vantagem de proporcionar experiências e preparo para os profissionais estarem atualizados. Para recém-formados, a METODOLOGIA BOOTCAMP irá trabalhar e desenvolver em pouco tempo habilidades e competências profissionais em equipe. Assim, pela solução de problemas reais, o indivíduo terá preparo mais apurado para aplicar novos conceitos.  

As ORGANIZAÇÕES atualizadas buscam excelência na EDUCAÇÃO CORPORATIVA por meio de treinamentos ou qualificações profissionais com resultados rápidos pela IMERSÃO DE CONHECIMENTO. Neste cenário, há capacitações online e/ou presenciais contando com ATIVIDADES SÍNCRONAS e ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

A palavra IMERSÃO traz o sentido de submersão ou mergulho. No caso do BOOTCAMP, a representação é a respeito da absorção/retenção profunda de conhecimentos, de bastante conteúdo, em um curso ou programa e experiências sobre um tema. O participante irá se concentrar unicamente em um objetivo a ser atingido a curto prazo.

Em programas BOOTCAMPS há a aplicação de algumas técnicas para que ocorra a IMERSÃO. As mais comuns são: planejamento cuidadoso quanto ao cronograma de atividades, incentivo ao contato mais próximo entre os participantes (eles vão atuar em grupo de forma prática e dinâmica partindo de um problema real) e o programa deverá representar um bom diferencial a  todos.  

BOOTCAMP: a metodologia tem a vantagem de gerar ENGAJAMENTO por se tratar de um modelo de ensino de conteúdo específico, em formato intensivo, por meio da aprendizagem em grupo. Ela considera o trabalho em algum projeto, desafio ou até mesmon a solução de um problema real. Sendo uma FORMA IMERSIVA e dentro de um curto espaço de tempo, usa METODOLOGIAS ATIVAS objetivando desenvolver novas habilidades em um ambiente de atuação totalmente colaborativa.

TREINAMENTO TRADICIONAL: a forma de aprendizagem se torna mais passiva. A construção das informações, em geral, é individual e sem ritmo fazendo com que os participantes se tornem somente o RECEPTOR de conhecimentos.

A aplicação da METODOLOGIA BOOTCAMP requer um projeto contendo alguns passos básicos. De acordo com as opiniões sobre o assunto, a METODOLOGIA deverá possuir dois momentos, sendo um ONLINE e outro PRESENCIAL apoiado por um ESPECIALISTA EM IMERSÃO. Entretanto, há alguns pontos que podem ser seguidos como exemplo de um programa utilizando BOOTCAMP:

A – Modelagem:

A.1 – Definir o ESCOPO (aquilo que se pretende atingir, a finalidade ou o objetivo que se pretende atingir).

A.2 – Definir as ESTRATÉGIAS estabelecendo os métodos a serem usados  para se alcançar o resultado.

A.3 – Definir as PREMISSAS. São as AFIRMAÇÕES declaradas como verdadeiras para sustentar uma conclusão ou uma INFORMAÇÃO que é aceita como verdadeira para fundamentar um raciocínio. Assim, na METODOLOGIA BOOTCAMP é a proposição que servirá como ponto de partida na formulação de um argumento.

B – Objetivo: exemplificar o objetivo que trará impactos para a CULTURA ORGANIZACIONAL.

C – Orçamento: verificar os custos envolvidos quanto ao momento ONLINE, quanto ao momento PRESENCIAL e quanto ao apoio do FACILITADOR (o ESPECIALISTA DO MERCADO).

D – Público-alvo: como o BOOTCAMP é uma IMERSÃO dirigida a um tema específico dentro de determinada área de atuação, é preciso cuidado na escolha dos participantes (a quem se destinará o programa).

E – Metodologia e Ferramenta: a Metodologia está ligada às fases a serem seguidas e o que deve ser definido dentro de em cada fase. A Ferramenta mostra o que será feito para atingir o objetivo de cada fase, precisa ser adequada com o objetivo do evento e trazer de forma interessante o conteúdo.

F – Cronograma: é a proposta sobre a forma os encontros ocorrerão (online e presenciais) com a previsão e o estabelecimento de todos os acontecimentos.

O BOOTCAMP foca em habilidades práticas e aplicação imediata do conhecimento preparando os participantes em um curto espaço de tempo. A presença do HEAD LINER (o FACILITADOR ESPECIALISTA DO MERCADO) dará velocidade na aprendizagem e poderá incluir uma mentoria individual. É um profissional que está atuando em alguma empresa inovadora, ou no EMPREENDEDORISMO ou em STARTUPS compartilhando experiências profissionais e inúmeros exemplos de ações práticas .

O BOOTCAMP é focado em METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. É uma técnica pedagógica baseada em atividades capazes de engajar os participantes para se tornarem PROTAGONISTAS no processo de construção do seu conhecimento. As METODOLOGIAS ATIVAS são direcionadas no desenvolvimento de habilidades e menos baseadas na mera transmissão de informações.

Para muitos especialistas, o BOOTCAMP também é relacionado com a  APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL, método de aprendizagem por meio de uma experiência inédita. As HABILIDADES, CONHECIMENTO e EXPERIÊNCIA não são adquiridos dentro do ambiente de sala de aula e podem prever estágios, estudos no exterior, viagens de campo, pesquisa de campo e projetos de aprendizagem de serviço. É baseado em quatro elementos principais, que agem em um ciclo contínuo, durante a aprendizagem: Experiência Concreta, Observação Reflexiva, Conceituação Abstrata e Experimentação Ativa.

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