1 – Avaliando uma Ideia de Negócio  

INTRODUÇÃO:

No EMPREENDEDORISMO ou em qualquer tipo de trabalho e atividade que necessite o talento criativo, a geração de IDEIAS faz parte do dia-a-dia. É a busca por alguma coisa inédita, novas concepções e usos.

A IDEIA é representada como sendo a concepção e a visualização, de alguma coisa. Através da inteligência ela é o ponto de partida que permite acontecimentos, o desenvolvimento de produtos/serviços e a criação de empresas. A palavra vem do termo grego “IDEA” e, na etimologia, em “EIDOS” (que significa imagem),

Para o EMPREENDEDOR, a IDEIA DE NEGÓCIO significa o START para criar seu empreendimento. Este é o primeiro passo a ser dado.  A IDEIA é de tal importância que muitos indivíduos passam uma boa parte do seu tempo pensando, pesquisando, analisando, refletindo e planejando  para verificar sua validade e viabilidade. Ou pelo menos os indivíduos, que têm o sonho do EMPREENDEDORISMO, deveriam de atuar desta forma. É trabalhoso sim, mas, é a melhor alternativa para ter maior possibilidade de acertar o alvo sem se deixar levar só pelo entusiasmo.

Cuidado: há ideias muito boas, criativas e excelentes. Entretanto, pode não haver um Mercado para elas (ou o potencial se mostra muito restrito e até mesmo… inexpressivo). Há ideias que até podem despertar o interesse das pessoas que não têm condições (ou não querem) pagar pelo produto ou serviço.

AVALIAR UMA IDEIA DE NEGÓCIO

Pensar e avaliar uma IDEIA DE NEGÓCIO para conseguir a tirá-la do papel e colocá-la em prática é uma tarefa das mais difíceis. Para o EMPREENDEDOR é necessário obter o maior número possível de INFORMAÇÕES com a finalidade de minimizar a sua margem de erro. Também há o RISCO de acertar no alvo errado (ou pior ainda, atirar para todos os lados e não acertar em nada!).

E para muitos causa um grande impacto saber do sucesso de algum negócio desenvolvido a partir de ideias relativamente simples. E os questionamentos são sempre os mesmos:

Por que não pensei nisso antes?            

Eu até pensei em fazer isso, mas…

O QUE É MAIS IMPORTANTE?

Muitos especialistas debatem uma questão a respeito da IDEIA: O QUE É MAIS IMPORTANTE? A IDEIA ou a sua EXECUÇÃO? Uma IDEIA inicial pode se modificar com o andamento do projeto em função da sua EXECUÇÃO. Entretanto, é preciso muita atenção: a IDEIA pode ser excelente, mas, se a sua EXECUÇÃO for feita de forma incorreta ela será perdida.

A RELEVÂNCIA DE UMA IDEIA

O fato de uma IDEIA ser ou não inédita NÃO TEM IMPORTÂNCIA. A relevância de uma IDEIA tem por base outros fatores:

A – A forma como o EMPREENDEDOR vai usar ou implementar a IDEIA (inédita, revolucionária ou NÃO).

B – A forma como o EMPREENDEDOR transforma a IDEIA (inédita, revolucionária ou NÃO) em uma OPORTUNIDADE de Produto/Serviço que possibilite que o negócio cresça e tenha continuidade.

C – Se a IDEIA (inédita, revolucionária ou NÃO) satisfaz uma necessidade de mercado identificada de maneira correta. Além do mais, o EMPREENDEDOR deve ter sempre em mente alguns conceitos bem simples para a sua atividade diária, conforme o quadro abaixo:

Identificar e selecionar IDEIAS para decidir qual é a melhor, a mais viável, a mais promissora, a que apresenta algum DIFERENCIAL e a que dará retorno (“aquela” que acerta bem no alvo) vai exigir do EMPREENDEDOR um nível de esforço mental considerável. É necessário investigar tendências de determinados mercados e identificar OPORTUNIDADES para desenvolver novos projetos ou negócios.

IDEIA – CONCEITO

Há outras conceituações sobre o assunto: IDEIA é uma relação mental de alguma coisa concreta ou abstrata ou um projeto, plano, uma imaginação. É um MODELO de coisas que são objeto do pensamento e da razão. Qualquer IDEIA poderá surgir da inspiração do EMPREENDEDOR, de um lampejo, de um INSIGHT ou pode ter como ponto de partida:

A – Diversas INFORMAÇÕES.   

B – A curiosidade.   

C – Experiência própria.

D – Observações que PODEM ESTAR relacionadas.

Uma IDEIA também pode ser entendida como uma representação mental construída com uma DETERMINADA INTENÇÃO. Depois de um BRAINSTORMING desgastante ou muitas horas pensando, o EMPREENDEDOR poderá encontrar diversas IDEIAS nas quais fará o exercício da sua autonomia e talento criativo com INDEPENDÊNCIA e LIBERDADE. E também pode não concluir absolutamente nada sobre qual delas se transformará, de fato, em uma boa IDEIA, a IDEIA DE NEGÓCIO

Por outro lado, poderão surgir várias IDEIAS DE NEGÓCIO. Mas, nem todas poderão ser, de fato, uma OPORTUNIDADE.  As OPORTUNIDADES normalmente são únicas, e, o fato de uma IDÉIA ser ou não ser inédita, NÃO TEM IMPORTÂNCIA (uma IDÉIA sozinha não vale nada – por si só ela é vazia). E dentro do EMPREENDEDORISMO as IDEIAS aparecem a todo o momento. Mas…

UMA BOA IDEIA BEM EXECUTADA TERÁ BOAS CHANCES DE SER UM SUCESSO.

UMA IDEIA RUIM BEM EXECUTADA ATÉ PODERÁ TER UM RESULTADO MÉDIO.

UMA BOA IDEIA MAL EXECUTADA ATÉ PODERÁ TER UM RESULTADO MÉDIO.

UMA IDEIA RUIM MAL EXECUTADA TERÁ UM RESULTADO RUIM.

Ao mesmo tempo, uma IDEIA mesmo sendo criativa nem sempre representa uma OPORTUNIDADE. Ela poderá ser inviável no aspecto técnico, financeiro ou por não atender a nenhuma NECESSIDADE DE MERCADO.

E uma IDEIA que não seja inédita, ou original ou genial ela poderá agregar uma nova forma de distribuição ou uma COMODIDADE a mais para o cliente (aquilo que os concorrentes não têm ou talvez uma simples mudança no processo, na qualidade, nas pessoas ou na maneira como é feita a gestão do negócio).

Em EMPREENDEDORISMO não existe nenhuma fórmula para o sucesso sem que o indivíduo corra o RISCO. De fato, este quesito é parte da atividade empreendedora – a IDEIA poderá ter sucesso e acertar bem no alvo ou levar ao fundo do rio.

Portanto, sempre haverá o RISCO. Ele poderá ser menor a partir de uma IDEIA DE NEGÓCIO bem definida e elaborada, que considere fazer as coisas de uma forma diferente, fugindo do lugar comum, utilizando análises e um bom planejamento.

“TALENTO é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem. O GÊNIO é quando um atirador atinge um alvo que os outros não veem. ” – ARTHUR SCHOPENHAUER – filósofo alemão (1788-1860).

Sugestão de Leitura

DORNELAS, JOSÉ. Empreendedorismo, Transformando Ideias em Negócios. Editora Empreende. Edição 8ª. São Paulo, 2021.

NOGUEIRA, JOSICLEIDO. Como Transformar Ideias em Negócios. Editora IBCE. Edição 4ª. São Paulo, 2021.

NOGUEIRA, JOSICLEIDO. O Manual do Empresário Empreendedor. Editora IBCE. Edição 1ª. São Paulo, 2019.

NOGUEIRA, JOSICLEIDO. Mente Empreendedora: O caminho para o sucesso profissional e empresarial. Editora IBCE. Edição 1ª. São Paulo, 2017.

DORNELAS, JOSÉ. Plano de Negócios: Exemplos Práticos. Editora Empreende. Edição 2ª. São Paulo, 2018.

GARBER, MICHAEL E. Sua Ideia Vale um Negócio?: Como Planejar e Começar Seu Projeto Vencedor. Editora Gente. Edição 1ª. São Paulo, 2011.

Deixe um comentário