INTRODUÇÃO:
Independentemente do ramo de atuação, qualquer profissional atualmente está sujeito às situações desgastantes com prejuízos físicos e mentais. Os problemas são variados, as mudanças são frequentes e a pressão por resultados é maior, quanto mais alta for a posição na hierarquia.
E por tabela, maior é o STRESS que precisa ser aliviado urgentemente por algum tipo de válvula de escape. Boa parte dos GESTORES e DIRIGENTES admite o seu estado estressado pelo envolvimento profissional. Outros nem percebem que estão sendo as grandes vítimas da pressão do trabalho.
Neste CAOS, as distrações e problemas desestabilizam a ATENÇÃO, fator que prejudica a performance e o desempenho (inclusive nas modalidades de TRABALHO REMOTO).
A capacidade de concentração, de suportar a tensão e suportar o STRESS é investigada desde os processos de Recrutamento e Seleção procurando mensurar esta “qualidade” nos candidatos. Nos últimos anos, algumas válvulas de escape têm sido usadas como alívio em atividades físicas ou ações com apoio de Psicólogos. Uma alternativa que vem ganhando espaço neste campo é o MINDFULNESS.
MINDFULNESS – SIGNIFICADO
Muitos especialistas também chamam de MEDITAÇÃO MINDFULNESS que é traduzido para o Português como ATENÇÃO PLENA (ou CONSCIÊNCIA PLENA ou MENTE PRESENTE). O MINDFULNESS descreve um estado mental em que o indivíduo treina qualidades de ATENÇÃO ao MOMENTO PRESENTE. Outras definições apontam como sendo um estado mental no qual um indivíduo controla a capacidade de CONCENTRAÇÃO num exato momento (o AGORA) com experiências, atividades e sensações do presente podendo ser praticado em qualquer lugar.
Manter a ATENÇÃO e a PRESENÇA no que fazemos é praticar MINDFULNESS. E qualquer pessoa pode fazer isso intencionalmente em todas as suas atividades.
MINDFULNESS – EFEITOS
Recentemente, a MEDITAÇÃO MINDFULNESS tem sido tema de estudos da Psicologia Comportamental, Medicina Laboral e usada em programas de redução de STRESS para profissionais com dificuldades de concentração.
O PODER DO AGORA
A técnica vem se ampliando e seus resultados têm sido muito apreciados por empresas e profissionais autônomos. Os colaboradores aumentam produtividade ao facilitar a CONSCIÊNCIA sobre as atividades que estão sendo executadas (atenção ao PRESENTE MOMENTO – o PODER DO AGORA). Portanto, evita que a mente se disperse e divague ao solicitar maior consciência, mesmo nas situações mais complexas e estressantes.
● É a forma para o profissional treinar a mente para alcançar maior nível de clareza, percepção e consciência viva e focada na realidade PRESENTE.
● É a forma para o profissional gerenciar PENSAMENTOS e SENTIMENTOS evitando que eles prejudiquem a capacidade mental.
● É a forma para o profissional obter ganhos no nível de memória, na criatividade tendo rapidez na obtenção de respostas e maior qualidade de vida.
● É a forma para o profissional ter maior qualidade em reuniões e interações.
● É a forma que faz um profissional ter escolhas mais conscientes e funcionais afetando de maneira positiva como lidar com o dia a dia sem as reações habituais e mecânicas.
Com a ATENÇÃO PLENA é possível estar em um estado em que são treinadas as qualidades de ATENÇÃO ao momento presente. Ela permite o aprendizado com a percepção sobre pensamentos, sensações corporais e regula emoções no momento em que elas acontecem. É útil para abrir espaço mental em situações difíceis. Entretanto, a ATENÇÃO PLENA só pode ser desenvolvida de acordo com a vontade de cada indivíduo.
MINDFULNESS – ORIGEM
A meditação MINDFULNESS é um dos muitos tipos existentes de meditação. A sua origem está nas técnicas orientais de meditação, de RESPIRAÇÃO e de YOGA. Outras fontes afirmam que suas origens não tem vínculo religioso e sim com a Psicologia.
JON KABAT-ZINN (1944)
É Professor no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental na Universidade de Massachusetts e um dos primeiros a desenvolver pesquisas experimentais, durante os anos 80, relacionadas ao MINDFULNESS.
Ele criou nos EUA o programa Redução de Estresse Baseada em MINDFULNESS (MBSR) fora da ideia de religião. KABAT-ZINN também é o fundador e diretor da STRESS REDUCTION CLINIC no Centro Médico da Universidade de Massachusetts.
De acordo com seus estudos a “MEDITAÇÃO MINDFULNESS” é um método passível de aplicação a qualquer pessoa com STRESS, independentemente da sua cultura, religião ou crença. É exatamente a simplicidade da técnica que a torna útil.
Segundo estudos da Universidade de Harvard, em 46,9% do tempo nós NÃO estamos prestando atenção no que estamos fazendo.
Fonte: espaconatividade.com.br
● Reduz estresse diminuindo os níveis de cortisol, depressão e fadiga ajudando a lidar com problemas.
● Provoca mudanças no cérebro capazes de proteger contra doenças mentais.
● Aumenta a consciência corporal.
● Aumenta a Resiliência.
● Melhora a memória, desempenho e rapidez de respostas.
● Permite ver o contexto com novas distinções.
● Permite o autoconhecimento.
● Capta novas informações para enxergar mais de um ponto de vista.
● Observa cada etapa ao invés dos resultados.
● Permite melhor tomada de decisão.
● Melhora o aproveitamento escolar e a função cognitiva.
● Faz com que os indivíduos sejam mais compassivos.
MELHORANDO O DESEMPENHO
Segundo especialistas, há diversas ideias sobre a MINDFULNESS: consciência, atenção, foco, presença ou vigilância em oposição à distração, desatenção, PRESENTEÍSMO (uma forma de ausência no trabalho) e falta de compromisso. Estar 100% comprometido é uma tarefa difícil, principalmente em um ambiente repleto de distrações. A MINDFULNESS aumenta o foco e “EDUCA” o cérebro a estar mais consciente, por muito tempo após meditar (geralmente, por dar mais atenção à respiração).
No ambiente de trabalho, o profissional pode se habituar a fazer um rápido intervalo de 30 segundos, a cada 60 minutos, antes de dar continuidade às tarefas ou responder algo e informar a alguém. Nestes 30 segundos ele deve interromper alguma atividade e dar muita atenção à respiração.
Por experiência, inspire contando até 5, prenda a respiração contando até 6 e expire contando até 7. Procure notar todas as sensações que ocorrem pelo corpo: batimentos cardíacos, dores e tensões musculares.
MINDFULNESS é a habilidade de estar ciente e consciente da realidade como ela se apresenta. Pode ser desenvolvida através de práticas formais ou de práticas informais, porém, é aconselhável ter a orientação de profissionais especializados.
Sugestão de Leitura
PENMAN, DANNY; WILLIAMS, MARK. Atenção Plena: MINDFULNESS. Editora GMT, Rio de Janeiro, 2015.
CHASKALSON, MICHAEL. MINDFULNESS em oito semanas: Um Plano Simples e Revolucionário para Iluminar sua Mente e Trazer Serenidade Para Sua Vida. Editora Pensamento. Edição 1ª. São Paulo, 2017.
CALAZANS, PATRICIA. MINDFULNESS: 100 cartas com exercícios para a atenção plena e redução de estresse. Editora Matrix. São Paulo, 2017.
TEASDALE, JOHN; WILLIAMS, MARK; SEGAL, ZINDEL. Manual Prático de MINDFULNESS: Um Programa de Oito Semanas Para Libertar Você da Depressão, da Ansiedade e do Estresse Emocional. Editora Pensamento. Edição 1ª. São Paulo, 2016.
CAMPAYO, JAVIER; DEMARZO, MARCEL. Manual prático MINDFULNESS. Editora Palas Athena. Edição 1ª. São Paulo, 2015.