A Sociedade Taylor

INTRODUÇÃO:

A TAYLOR SOCIETY foi criada em 1911 no New York Athletic Club, um clube social de atletismo fundado em 1868. O entusiasmo causado pelas aplicações da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA fez com que o círculo mais próximo a FREDERICK W. TAYLOR, formado por engenheiros e seguidores, formasse uma entidade que trabalhasse intensamente a favor da ciência da Administração. A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, uma ideia inédita e pioneira na aplicação de princípios de engenharia ao trabalho realizado no chão de fábrica, não poderia ficar restrita a poucos entendidos.

MUDANÇAS

Graças ao TAYLORISMO foi possível revolucionar o trabalho fabril e a criação e o desenvolvimento da  ENGENHARIA INDUSTRIAL

Houve uma profunda transformação na forma de organização econômica e social nos EUA no início do Século XX. O consumo cresceu e muitos produtos se tornaram acessíveis fabricados em grande quantidade e bem mais baratos. Posteriormente o TAYLORISMO se espalharia pelo mundo.  E foi, sem dúvida, extremamente importante para que a supremacia e a dominação norte-americana fossem consolidadas.

Membros – da esquerda para a direita: CARL BARTH, MORRIS COOKE, HARRY GANTT, HORACE HATHAWAY, JAMES MAPES DODGE e FRANK GILBRETH além de  ROBERT T. KENT, CONRAD LAUER e WILFRED LEWIS.

Mesmo depois da morte de TAYLOR em 1915, a SOCIEDADE continuou o seu trabalho na discussão e promoção da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Por volta de 1917 contava com 100 filiados e continuou a se desenvolver. Foi a responsável pela pesquisa e publicação da primeira biografia  de TAYLOR por FRANK COPLEY, em 1923. Em 1925 a SOCIEDADE já contava com 800 membros, não só nos Estados Unidos. Uma das características mais interessantes da sociedade era o fato de ser democrática tendo membros de diversas visões e correntes políticas.

Um deles era WALTER POLAKOV, um engenheiro russo de visão marxista que se juntou à SOCIEDADE em 1915 e se tornou um dos seus membros. 

POLAKOV havia trabalhado com HENRY GANTT desde 1910.  Em 1929 voltou para a UNIÃO SOVIÉTICA para ajudar a desenvolver a no Primeiro Plano Quinquenal introduzindo o uso do Gráfico de GANTT com as traduções e explicações em russo.

Em 1924 a SOCIEDADE TAYLOR esteve envolvida no Comitê de Participação Americana no Congresso Internacional de Administração de Praga.  Através de LYNDALL URWICK existiu uma ligação muito próxima com o IMI (Instituto Internacional de Gestão) com sede em Genebra que atuou de 1928 até 1933. Os seus membros mais proeminentes durante todo este período foram: HENRI LA CHATELIER, RICHARD A. FEISS, HENRY GANTT, LILLIAN GILBRETH, MARY VAN KLEECK, WILLIAM LEFFINGWELL, HARLOW S. PERSON, HANS RENOLD, OLIVER SHELDON, SANFORD E. THOMPSON e LYNDALL URWICK. Em 1936 a SOCIEDADE TAYLOR  fundiu-se com a Sociedade de Engenheiros Industriais para formar Sociedade para o Avanço de Gestão.

Deixe um comentário