INTRODUÇÃO:
Muitos especialistas acreditam que o desenvolvimento do 8S se deu por uma questão de modismo de alguns consultores profissionais ou empresas que desejam mostrar diferenciais na sua filosofia de trabalho. Mas, se olharmos por outra perspectiva, podemos considerar que a Administração pode e deve evoluir a partir de ideias já existentes.
É o caso do 5S que evoluiu apesar de alguns problemas. O primeiro problema do 5S é consolidar em definitivo a mudança de velhos maus hábitos e a manutenção de novas formas de trabalho. O segundo problema é que, aos poucos, os funcionários deixam de ter o interesse inicial porque os avaliadores não fizeram as devidas auditorias. E em consequência, o programa vai perdendo o ímpeto inicial e a credibilidade deixando de ter um planejamento efetivo das ações futuras.
Mesmo assim, foram criados outros conceitos adicionais. Eles agregaram mais sensos aos já existentes, incluindo a verificação e disposições associadas com programas de treinamentos, desenvolvimento, QUESTÕES AMBIENTAIS, ÉTICA, dedicação, COMPROMETIMENTO, procedimentos, trabalho em equipe, MOTIVAÇÃO e muitos outros.
3 “S” A MAIS
Com o tempo, muitos notaram que os 5 SENSOS poderiam ter alguns adicionais, valorizando e ampliando os conceitos originais para a empresa colocar em dia sua forma de atuar. A soma destes últimos sensos baseados na união, capacitação e economia formariam uma situação ideal.
6 – SHIKARI YARO – UNIÃO E DETERMINAÇÃO
É o SENSO referente ao trabalho em equipe (diferente de um trabalho em GRUPO). De acordo com a visão moderna da Administração, trata-se de um aspecto primordial para o sucesso das organizações. Sem ajuda recíproca e com um objetivo determinado de forma bem clara, a possibilidade de sucesso é bem menor.
O SHIKARI YARO mostra a importância do comprometimento de todos (diretoria, gestores e colaboradores) e a união para o êxito. A proposta é a interação entre as áreas, a quebra de barreiras e a transparência na condução das tarefas, gerando maior compromisso com o trabalho. Melhora as relações interpessoais, estimula a confiança e motiva os colaboradores visando resultados positivos.
7 – SHIDO – CAPACITAÇÃO, EDUCAÇÃO E TREINAMENTO
Desenvolve planos de treinamento para todos os níveis hierárquicos. A intenção é a melhoria da qualidade dos colaboradores para atuarem de forma objetiva e eficaz. Há diversos benefícios. Além de elevar a qualidade do CAPITAL HUMANO há o aumento da satisfação, maior produtividade e o desenvolvimento e identificação de talentos. Os investimentos em pessoas causam transformação, oferecem maiores oportunidades e qualificação profissional permanente.
8 – SITSUYAKI – ECONOMIA E COMBATE AOS DESPERDÍCIOS
Também é conhecido como SETSUYAKU. Economizar é uma tarefa essencial. Atualmente nenhuma empresa pode desperdiçar matérias primas, insumos ou diversos tipos de materiais. Por mais irrisórios e insignificantes que possam parecer, se todos os descartes fossem somados, certamente se chegaria a uma soma bem razoável. Além disso, o valor desses recursos, que muitas vezes passam despercebidos, poderia ser direcionado para outras coisas mais úteis…
Quando se aborda o combate aos desperdícios numa empresa, podemos ampliar a ideia para o plano pessoal, plano familiar, recursos públicos e privados. Os benefícios são em relação à redução de custos, impacto ambiental, qualidade de vida. Inclusive, é preciso verificar sempre o que pode ser reutilizado ou até ser vendido como sucata. O SITSUYAKI analisa e apresenta modificações e melhorias para reduzir desperdícios de todas as formas: água, energia, equipamentos, recursos tecnológicos, combustível etc.
MAIS 2 “S”
Em muitas empresas o programa 5S não parou de evoluir. Passou para 8S e posteriormente para 10S.
Por uma questão de necessidade, pela forma de trabalho ou por mentalidade, o 10S foi proposto para reeducar pessoas, modernizar a empresa, buscar a melhoria nos ambientes, recuperar valores e cuidar da saúde e segurança. A melhoria nas condições de trabalho motiva os empregados para que transformem sua capacidade em realizações pessoais. E para a empresa também.
O 5S e o 8S tiveram resultados favoráveis nas empresas onde suas práticas foram adotadas. O resultado obtido foi o comprometimento das PESSOAS, o fortalecimento do espírito de EQUIPE, pessoas com mais iniciativa e participação dinâmica ao praticar a melhoria contínua nos processos de trabalho.
Implantar o 10S é ampliar o 5S e o 8S para conscientizar a todos de que é possível contribuir com ações diversas para a construção de uma sociedade mais justa. O COMPROMETIMENTO das pessoas é fundamental para o sucesso não só profissional, mas também pessoal e humano.
9 – SHISEI RINRI – PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS
Um dos maiores problemas que a nossa sociedade vem enfrentado, de maneira generalizada, é a falta de ética. A empresa deve definir padrões de conduta e ser exemplo para que seus empregados saibam discernir entre o que é certo e o que é errado. O SHISEI RINRI assegura funcionários com maior comprometimento, agindo com ética diante da empresa, clientes e fornecedores.
10 – SEKININ SHAKAI – RESPONSABILIDADE SOCIAL
A empresa e seus funcionários devem estar comprometidos com a sociedade e dela participar efetivamente. O conceito de responsabilidade social está além do recolhimento de impostos, obediência às leis trabalhistas e ambientais. Empresas atualizadas incentivam funcionários para o trabalho voluntário ou para participar de ONG’s e entidades beneficentes. Desta forma, a empresa tem benefícios ao melhorar a imagem corporativa diante da sociedade e ao participar na melhoria das condições sócio – econômicas da população.
Sugestão de leitura
ABRANTES, JOSÉ. Programa 8S. Editora Interciência. Edição 2ª. Rio de Janeiro, 2007.