INTRODUÇÃO:
Para muitos especialistas, o EMPREENDEDORISMO é entendido como a habilidade para formar e gerir um negócio, a partir de uma IDEIA INICIAL, obtendo um retorno positivo. Mas, este retorno vai além do lucro e sustentabilidade. Ele tem valor quando há a consciência EMPREENDEDORA voltada para a inovação e criação de um impacto positivo na solução dos problemas dos consumidores (ou até na solução de um problema da sociedade).
Para que a IDEIA seja viável há algumas QUESTÕES que, além da PESQUISA DE MERCADO, poderão ser úteis de várias maneiras. Para o EMPREENDEDOR poderá haver ideias muito boas, criativas e excelentes. Entretanto, pode não haver um mercado para elas (ou o potencial se mostra muito restrito e até mesmo… inexpressivo).
Sugestão de Leitura
CAVALCANTI, MARLY: FARAH, OSVALDO ELIAS; MARCONDES, LUCIANA P. Empreendedorismo. Estratégia de sobrevivência para pequenas empresas. Editora Saraiva UNI. Edição 2ª. São Paulo, 2018.
JOHNSON, KEVIN D. A mente do Empreendedor. Editora Astral Cultural. Edição 1ª. Bauru, 2019.
RIES, ERIC. A Startup Enxuta. Editora Sextante. São Paulo, 2019.
OLIVEIRA, NATANAEL. Seja o empresário da sua ideia. Editora Gente. Edição 1ª. São Paulo, 2014.
SOSNOWISKI, ALICE SALVO. Empreendedorismo para leigos. Editora Alta Books. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2018.
DORNELAS, JOSÉ. Empreendedorismo na prática – Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso. Editora Empreende. Edição 4ª. São Paulo, 2020.
DORNELAS, JOSÉ. Empreendedorismo transformando ideias em negócios. Editora Empreende. Edição 7ª. São Paulo, 2018.