2 – Trabalho Híbrido – BLENDED Working

INTRODUÇÃO:

O trabalho remoto para muitos não é apenas o resultado da pandemia. Ele é o resultado natural de um processo de mudança que, apesar das suas vantagens, não torna o escritório um cenário totalmente relegado ao passado.

Home Office veio para ficar… no modelo Híbrido.

A mudança veloz que vem ocorrendo no regime de trabalho desde Março de 2020 mostra, de fato, e não haverá um retorno tradicional ao escritório. Pesquisas recentes realizadas pela BCFA (British Contract Furnishing Association) comprovaram que, embora o trabalho remoto tenha vindo para ficar, não significa que as empresas não tenham analisado a viabilidade de TRABALHO COMBINADO que mistura o escritório com o trabalho à distância. Este parece ser o futuro para a maioria.

O TRABALHO HÍBRIDO

Porém, nem tudo é um espetáculo.  As mesmas pesquisas da BCFA apontaram que os funcionários que trabalham em HOME OFFICE têm estresse em níveis mais elevados, sentem solidão e alguns problemas relacionados à tecnologia.

Outro resultado importante mostra que 50% dos trabalhadores, que atuam em casa, sentem uma forte pressão para demonstrar o quanto estão trabalhando e também estão ativos por um maior período de horas.

Há prós e contras. O trabalho remoto perdeu sua imagem negativa, mas também ficou demonstrado que as equipes precisam de espaço para crescer, florescer e colaborar entre si trabalhando em casa e trabalhando e colaborando no escritório. Futuramente o escritório físico deverá servir de local de apoio para que as organizações tenham sucesso.

Segundo CRAIG KNIGHT, psicólogo organizacional britânico as empresas devem investir na criação de espaços de trabalho presenciais. O espaço tem papel fundamental na produtividade, criatividade, saúde e bem-estar. Para trabalhar em casa, nem todos possuem espaço ou ambiente e nem todas as pessoas do mundo deseja trabalhar sozinhas.

Os colaboradores de maior engajamento, em geral, são os que têm a liberdade para escolher e controlar sobre quando e como trabalhar. Para KNIGHT o escritório é, e continuará sendo um dos principais espaços de trabalho. Seus estudos também mostram que, em empresas onde os funcionários escolhem como e onde trabalhar, a produtividade é 25% maior.

Diante destes resultados, muitas organizações estão voltando suas atenções para um modelo HÍBRIDO que possa contemplar um equilíbrio nas formas de trabalho.

A REALIDADE NO BRASIL

A partir dos primeiros óbitos pela PANDEMIA em Março de 2020 e das medidas oficiais sobre o ISOLAMENTO SOCIAL e a QUARENTENA, o mundo corporativo teve que tomar providências imediatas diante das incertezas daquele momento.  Assim, com o NOVO NORMAL, o HOME OFFICE foi o regime aceito como o ideal por uma parcela considerável de organizações nas quais havia a perspectiva para o uso deste modelo.

As práticas de GESTÃO

Tiveram que ser repensadas para criar novas estratégias e quebrar paradigmas com para assimilar as possibilidades do TRABALHO REMOTO.

Após o impacto inicial e o temor sobre a queda de produtividade, segurança digital e indisciplina, as organizações passaram a entender o modelo como uma ferramenta muito interessante. Além disso, em muitos casos os colaboradores passar a ter melhores resultados.

● As mudanças na tecnologia não exigiram grandes investimentos.

● A COMUNICAÇÃO, reuniões virtuais, relacionamentos e o acompanhamento das tarefas não se mostraram como sendo atividades complexas.

● O atendimento aos clientes e a resolução de problemas se tornaram mais ágeis e eficazes.

● Os negócios tiveram andamento.

● Os níveis de produtividade se mantiveram e, em alguns casos, aumentaram.

O TRABALHO REMOTO para os colaboradores

Em relação aos funcionários, os maiores ganhos foram em função de:

● Preferência pelas comodidades do espaço doméstico.

● Maior tempo de convívio com os familiares e maior qualidade de vida.

● Maior produtividade e resultados mais positivos.

● Economia em transportes, refeições e demais custos.

● Menor desgaste físico.

O PROFISSIONAL HÍBRIDO

Até alguns anos atrás, em um período que podemos denominar de PRÉ-PANDEMIA, quando se abordava o perfil para um profissional moderno os especialistas em GESTÃO DE PESSOAS salientavam que o mercado de trabalho estava à procura de um novo conceito: o PROFISSIONAL HÍBRIDO com características diferentes e mais conectado com o que acontece à sua volta.

O PROFISSIONAL HÍBRIDO foi o termo utilizado para qualificar um profissional que aplica conhecimentos em uma área em que possui especialização, mas, com uma grande bagagem de conhecimentos em outras áreas correlatas (mas não sem ter necessariamente a formação). 

Este indivíduo com o entendimento e interesse sobre diferentes áreas e sobre a realidade da empresa, deveria apresentar perspectivas variadas e múltiplas e VISÃO GENERALISTA na sua atividade e potencial para ter ligações estreitas com outras áreas para mesclar vários elementos.

Para qualquer profissional, era uma excelente forma de evoluir na carreira ou mesmo para quem tivesse aspirações ao EMPREENDEDORISMO. Para as organizações seria um ganho em produtividade, inovação, criatividade e competitividade. Para empresas demasiadamente hierarquizadas, nas quais as funções precisam se manter tradicionalmente imutáveis, esta proposta de profissional sempre foi desinteressante.

Muitas instituições de ensino também tiveram a preocupação em adotar o ENSINO HÍBRIDO, que passou por algumas mudanças para incentivar uma formação mais abrangente e ampliar os interesses de seus estudantes.

A noção de PROFISSIONAL HÍBRIDO mudou. Segundo as previsões dos especialistas, é o modelo de trabalho para futuro, em que o indivíduo necessita ser flexível e saber dividir o horário da semana para trabalhar à distância e para trabalhar no ambiente presencial.

O local de trabalho também deverá mudar para o conceito DYNAMIC WORKPLACE (local de trabalho dinâmico) apto para se adequar ao período PÒS-PANDEMIA em que uma parcela da EQUIPE continuará atuando remotamente e parte estará em um modelo HÍBRIDO.

VANTAGENS DO TRABALHO HÍBRIDO

Na visão da empresa, o modelo…  

1 –… representa uma grande economia de custos com as suas instalações operando apenas em um período de tempo menor. 

2 –… aumenta a produtividade.

3 –… aumenta a diversidade com a oportunidade de contar com profissionais de outros estados.

Na visão do trabalhador, o modelo…  

1 –… permite o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

2 –… aumenta a qualidade de vida.

3 –… diminui o estresse causado pelo isolamento.

4 –… aumenta o engajamento e o interesse pela empresa.

O ESCRITÓRIO DO FUTURO

A tendência para o espaço físico na empresa é que o escritório vai se tornar um local para as EQUIPES se juntarem para encontros informais, para reuniões muito importantes e definições sobre projetos. Ou seja, um lugar para um trabalho de caráter colaborativo para o coleguismo e produtividade com ambientes abertos, com luz natural para melhorar o humor e espantar o sono, além de salas de convívio etc.

Infelizmente, para trabalhos operacionais como os da linha de produção…

Deixe um comentário