INTRODUÇÃO:
O modelo 7S para avaliação empresarial, tem se mantido como uma opção de excelência ao longo dos anos. Enquanto muitos modelos caíram em desuso ou necessitaram de reformulações, o modelo 7S McKINSEY se conserva em uso. Este modelo propõe uma abordagem simples que permite ajustar fatores essenciais e verificar os principais indicadores de atuação que poderão manter uma empresa numa situação mais favorável. Permite também analisar o estado atual em que ela se encontra, em sete áreas definidas construindo o processo através de seus componentes.
O 7S pode ser utilizado em várias circunstâncias: melhorar o desempenho de uma empresa, verificar os prováveis efeitos de mudanças futuras, alinhar departamentos e processos e determinar a melhor forma de concretizar uma estratégia:
OS COMPONENTES E AS ETAPAS DO 7S
Para definir o estado atual e perceber as necessidades futuras, os GESTORES responsáveis pela análise, devem fazer e responder algumas questões dentro de cada um dos componentes. Tomando por base as respostas obtidas dentro das áreas do 7S será possível identificar brechas entre a situação atual e a situação desejada para o desenvolvimento de um plano de ação.
1 – STRATEGY – ESTRATÉGIA
É o plano para construir ou manter e a vantagem competitiva sobre a concorrência. São as ações que a empresa planeja para se adaptar às mudanças do AMBIENTE EXTERNO.
PERGUNTAS
Qual é a nossa estratégia? Quais são os nossos objetivos?
Quais são os diferenciais e as vantagens competitivas?
Quais os planos que a empresa tem para o desenvolvimento do ambiente externo?
Como a empresa enfrenta a concorrência?
Como são tratadas as mudanças sobre as demandas do cliente?
2 – STRUCTURE – ESTRUTURA
São os meios, a organização e recursos disponíveis que influenciam o planejamento estratégico e a capacidade de mudanças.
PERGUNTAS
Como a empresa está dividida e organizada?
Como é o organograma e a hierarquia?
Como a organização planeja e divide os negócios?
Como os departamentos coordenam atividades?
Como as equipes se organizam e se alinham? Os papéis são bem definidos?
Os papéis são bem definidos?
A tomada de decisões e o controle são centralizados ou descentralizados? Como são as linhas de comunicação e articulação?
3 – SYSTEMS – SISTEMAS
É a reunião de meios físicos com a COMUNICAÇÃO INTERNA determinando a EFICÁCIA ORGANIZACIONAL. O que deve ser evitado são os atrasos e gargalos que prejudicam os resultados.
PERGUNTAS
Quais os PROCEDIMENTOS FORMAIS e os PROCEDIMENTOS INFORMAIS?
Quais são os principais sistemas que administram a organização?
Como as áreas fazem o FLUXOGRAMA e armazenamento de documentos?
Como são os CONTROLES e como são monitorados e avaliados?
Quais as normas, regras e PROCESSOS INTERNOS que a equipe usa para acompanhar?
4 – STYLE – ESTILO
ESTILO tem ligação com as formas de LIDERANÇA e de GESTÃO e com a cultura arraigada na empresa. Este item também deve ser considerado na ESTRATÉGIA. É como a organização é gerida.
PERGUNTAS
Qual é o estilo de gestão/liderança é PARTICIPATIVO, AUTOCRÁTICO ou DEMOCRÁTICO?
O estilo de gestão/liderança é eficaz?
O estilo de gestão/liderança influencia o CLIMA?
Os funcionários são COMPETITIVOS ou COOPERATIVOS?
Há equipes funcionando ou são grupos nominais? As pessoas tem PROATIVIDADE?
5 – STAFF – PESSOAS
É o CAPITAL HUMANO disponível na empresa. Leva em conta recrutamento e seleção, formação de equipes, motivação, capacitação etc.
É o CAPITAL HUMANO disponível na empresa. Leva em conta recrutamento e seleção, formação de equipes, motivação, capacitação etc.
PERGUNTAS
Quais posições ou especializações existem na equipe?
Quem é o pessoal e de que forma ele é tratado?
Que posições precisam ser preenchidas ou podem ser eliminadas?
Há lacunas nas competências necessárias?
Qualquer tipo de organização é formado por pessoas que trazem consigo os seus VALORES. Portanto, em algumas oportunidades, assimilar a ÉTICA e a CULTURA ORGANIZACIONAL podem ser um processo rápido ou não em função das igualdades ou das diferenças existentes entre as PESSOAS.
6 – SKILLS – HABILIDADES
São as habilidades e competências que a empresa possui. O entendimento geral enxerga apenas o talento e técnicas desenvolvidas.
Porém, as empresas de visão mais moderna estão valorizando o trabalho em equipe, liderança, ASSERTIVIDADE, capacidade de relacionamentos, PROATIVIDADE, motivação, retenção de talentos, GESTÃO DE CONFLITOS e visão de futuro. Em conjunto com outras competências individuais formam as HABILIDADES ORGANIZACIONAIS. Isto possibilita que a empresa seja mais competitiva e com maiores chances no mercado.
PERGUNTAS
São as habilidades mais fortes representadas na empresa?
Existem lacunas de habilidades? O que a empresa faz de melhor?
O que a empresa/equipe sabe fazer bem?
Os atuais funcionários (membros da EQUIPE) têm a capacidade para o trabalho?
Como as habilidades são monitoradas e avaliadas? Elas estão de acordo com a ESTRATÉGIA?
Há treinamentos e capacitações?
7 – SHARED VALUES – VALORES COMPARTILHADOS
Constituem as ideias fundamentais sobre as quais a organização foi construída e conceitos (os valores e hábitos não escritos) que orientam a conduta das PESSOAS. São as bases com as quais se constrói a organização através de hábitos praticados e de conhecimento geral. Fazem parte da CULTURA ORGANIZACIONAL.
PERGUNTAS
Quais são os VALORES fundamentais que formaram a empresa?
Qual é a cultura de equipe?
Até que ponto os VALORES são fortes? E até que ponto os VALORES são praticados?
O que é mais importante para a organização?
O que é verdadeiro na CULTURA ORGANIZACIONAL?
VALORES compartilhados têm resultados compartilhados?
VERIFICAÇÃO
Após a coleta das informações, é preciso examinar onde há lacunas e inconsistências entre todos os elementos. Assim será possível enxergar a empresa na forma atual e na sua forma pretendida.
PERGUNTAS
Os valores compartilhados são consistentes com a estrutura, a estratégia e os sistemas? O que precisa mudar?
Os HARD-S suportam os outros? Onde as mudanças são necessárias?
Os SOFT-S suportam os HARD-S desejados? Onde as mudanças são necessárias?
Conforme os elementos são ajustados e alinhados, é necessário um processo longo e iterativo para fazer ajustes. Posteriormente, será feita uma nova análise verificando como isso afeta outros elementos e seu alinhamento, até chegar ao resultado esperado.
PONTO CHAVE
PETERS e WATERMAN colocam os VALORES COMPARTILHADOS como a peça fundamental e destacam que a estrutura, a estratégia, os sistemas, o estilo, a equipe e as habilidades da empresa derivam do motivo pelo qual a empresa foi criada.
Os VALORES COMPARTILHADOS representam o desenvolvimento de todos os demais elementos. A visão original da empresa foi formada a partir dos VALORES estabelecidos por seus fundadores. À medida que eles sofrem modificações, outros elementos também se transformarão.