Desenvolvendo Projetos em Trabalho Temporário

INTRODUÇÃO:

A ADMINISTRAÇÃO moderna aponta para áreas que mostram tendências para as quais os negócios estão caminhando e para novas propostas de trabalho. Uma delas, o DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM TRABALHO TEMPORÁRIO, tem se mostrado promissora pelas vantagens que traz para as organizações e para os profissionais interessados pelo tema. O campo de atuação vem crescendo, não só pela importância da tecnologia. Vários setores são carentes de planejamento e de projetos que propiciem INOVAÇÃO e competitividade.

Nos últimos anos aconteceram enormes mudanças em todos os cenários: na política, economia, relacionamentos, comportamentos, negócios etc. E para o futuro da ADMINISTRAÇÃO, uma das grandes tendências é o aumento das atividades relativas ao DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS. É uma questão de permanência no mercado.

Mas, há uma grande diferença. Cada vez mais este processo terá como base a contratação de profissionais qualificados em DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS por um período de tempo pré-determinado: FREELANCERS, AUTÔNOMOS, TERCEIRIZADOS, TEMPORÁRIOS ou START UP’S em substituição aos executivos de média e alta gestão.

VANTAGENS DA CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS

Por volta de 2010, as empresas perceberam a validade da contratação de TEMPORÁRIOS especializados no desenvolvimento de projetos. A procura por talentos com competências nesta área trouxe novas oportunidades de contratação. Seguindo este princípio, há vantagens muito interessantes:

● Para o desenvolvimento de projetos, nem sempre é possível, ou primordial, deslocar profissionais permanentes para um trabalho que já tem previsão de início, meio e fim.

A empresa também não precisa ocupar o tempo dos integrantes do seu quadro gerencial. Assim, eles poderão se dedicar para a solução de outros tipos de problemas e às atividades mais especializadas, analíticas e estratégicas. 

● A empresa pode atender com maior rapidez qualquer as solicitações do mercado e garantir a efetividade de seus projetos sem perder boa parte do seu tempo no trabalho operacional.

● A empresa passa a contar com uma mão de obra com qualificação diferenciada, não aumenta o custo da folha de pagamento, encargos trabalhistas, benefícios e nem faz alterações na hierarquia.

Na maioria dos casos, a contratação dos TEMPORÁRIOS é feita por uma empresa de consultoria especializada que administra as fases de recrutamento, seleção, direitos trabalhistas e rescisões.

● Para os TEMPORÁRIOS, mesmo tendo ciência da data do término do trabalho, há um ganho considerável em experiência profissional, conhecimento dos problemas existentes em diferentes mercados, troca de informações dentro de uma EQUIPE e a oportunidade de ampliar o seu NETWORKING.

É uma grande oportunidade para aplicar conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas.

● Os profissionais qualificados, vindos do ambiente externo à empresa, não têm envolvimento com os problemas do ambiente laboral (politicagem, relacionamentos mal arrumados e rivalidades). Desta maneira eles poderão exercer seu talento sem barreiras, com flexibilidade, com perfil crítico e questionador e livres de paradigmas. 

● Dependendo da situação, os profissionais contratados por tempo pré-determinado também poderão se tornar funcionários permanentes.

IDEIAS SOBRE PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS

Há outras visões sobre o assunto. Durante muito tempo, o modelo de contrato temporário não foi valorizado por ser uma alternativa típica do Varejo em épocas de grande movimento. Em outros setores da economia, o contrato temporário foi uma saída para as fases que necessitaram um maior número de pessoal. Em geral, o objetivo era cobrir lacunas: profissionais afastados por motivo de saúde, transferências, ausências prolongadas, férias ou momentos de maior atividade.

Uma parte dos especialistas em ADMINISTRAÇÃO afirma que as soluções por tempo pré-determinado são aceitáveis apenas quando as atividades não requerem conhecimentos especiais. E muitos consideram que a curta permanência dos TEMPORÁRIOS não permite que eles absorvam a CULTURA ORGANIZACIONAL da contratante (não é “NOSSA GENTE”) e que a sua presença gera mal estar entre os funcionários efetivos.

TENDÊNCIA

As empresas vêm sentindo a enorme influência da tecnologia e os seus impactos sobre os modelos gerencias. Entretanto, a relevância do elemento humano permanece. Ele é que possui as competências necessárias para dirigir, tomar decisões estratégicas, construir relações, criar, inovar, ter ideias e desenvolver projetos.

E por mais que a tecnologia tenha soluções e aplicações para as tarefas perigosas, repetitivas, mecânicas e operacionais, as organizações buscam indivíduos qualificados, flexíveis, com empatia, resiliência, capazes e hábeis para desenvolver ideias e projetos diante de diversas situações (mesmo que a EQUIPE seja formada por contratados por tempo determinado no modo PRESENCIAL ou REMOTO).

Infelizmente, as empresas têm tido dificuldades em encontrar ou reter profissionais adequados. Ao mesmo tempo há muita apreensão a respeito das pessoas, principalmente quanto aos mais jovens: por suas ideias, por seu posicionamento em relação ao trabalho, ideais e pela forte atração exercida pelo EMPREENDEDORISMO.

DESENVOLVENDO PROJETOS

No ambiente corporativo as mudanças são imprevisíveis. É quase impossível saber com antecedência quais os modelos de negócios para os próximos anos, as ferramentas que estarão disponíveis, o setor em crescimento ou se a empresa ainda estará ativa.

Porém, a “RODA” não pode parar. É como uma corrida de 100 metros rasos no sentido vertical para se antecipar aos concorrentes.

Empresas modernas têm por filosofia a prática da INOVAÇÃO e da CRIATIVIDADE para atuar de maneira mais ágil para ter vantagens. Portanto, cresce a importância do DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS,tanto na área HIGH TECH (que requer uma grande especialização e conhecimento tecnológico) como na área HIGH TOUCH (que atua na área humana).

Para PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS o potencial na área de projetos é imenso.  Atualmente o trabalho necessita ser planejado para ser automatizado e ganhar mais fluidez, velocidade e maiores chances de sucesso.

Sugestão de Leitura

CAMARGO, ROBSON ALVES DE; RIBAS, THOMAZ RAMOS MELLO. Gestão ágil de Projetos. Editora Saraiva. São Paulo, 2019.

JÚNIOR, RUBENS VINHA; BRANCO, RENATO HENRIQUE FERREIRA. Gestão Colaborativa de Projetos. Editora Saraiva. Edição 1ª. São Paulo, 2017.

MENDES, JOÃO RICARDO BARROCA; DO VALLE, ANDRÉ BITTENCOURT; FABRA, MARCANTONIO. Gerenciamento de Projetos (FGV Management). Editora FGV. Edição 2ª. Rio de Janeiro, 2014.

KERZNER, HAROLD.  Gestão de Projetos – As melhores Práticas. Editora Bookman. Edição 4ª. Porto Alegre, 2020.

CARVALHO, MARLY MONTEIRO; RABECHINI, ROQUE. Fundamentos da Gestão de Projetos. Editora Atlas. Edição 5ª. São Paulo, 2018.

VARGAS, RICARDO. Gerenciamento de Projetos. Editora BRASPORT. Edição 8ª. Rio de Janeiro, 2016.

Deixe um comentário