Logística Terceirizada – 1PL, 2PL, 4PL e 5PL

INTRODUÇÃO:

Sem dúvida, boa parte do sucesso de muitas empresas industriais ou da área do varejo pode ser explicada por aspectos que vão além dos produtos oferecidos, ações de MARKETING e publicidade, imagem corporativa construída diante do público etc. Ao longo do tempo, a LOGÍSTICA DIRETA e a LOGÍSTICA REVERSA foram se tornando de extrema importância estratégica. O aumento da qualidade do serviço destas áreas tem sido vital na vantagem competitiva e satisfação dos clientes e consumidores:

A – A LOGÍSTICADIRETA necessita ser bem configurada, eficiente e com agilidade na distribuição de produtos pelos canais de venda ou no e-commerce. Muitos estudiosos também usam a nomenclatura LOGÍSTICA TRADICIONAL.

B – A LOGÍSTICA REVERSA PÓS-VENDAS necessita ser planejada, bem configurada e eficiente. Ela deve trabalhar com agilidade no processo de recolha, troca ou devolução de produtos para a satisfação dos consumidores.

C – A LOGÍSTICA REVERSA PÓS-CONSUMO é uma modalidade que também traz vantagem competitiva.

A recuperação de valor de inúmeros materiais e o seu reaproveitamento no ciclo produtivo geram emprego e renda.

D – LOGÍSTICA VERDE é uma modalidade mais ampla em relação ao entendimento da LOGÍSTICA REVERSA PÓS-CONSUMO. Em vista do crescente nível de degradação ambiental, pela importância da luta em defesa da NATUREZA para encontrar o equilíbrio econômico e ecológico, algumas empresas e OPERADORES LOGÍSTICOS tomaram a iniciativa em adotar a LOGÍSTICA VERDE voltada para a sustentabilidade ambiental. Este último aspecto é importante para o conceito corporativo, o “ECOLOGICAMENTE CORRETO” e vem sendo interpretada no ambiente de negócios como uma abordagem inovadora.

E – LOGÍSTICA INTEGRADA atua em sincronia com todas as áreas da empresa e, dependendo da CULTURA ORGANIZACIONAL, faz a soma de todas as modalidades logísticas.

  TERCEIRIZAÇÃO

Apesar de toda a importância obtida, a LOGÍSTICA apresenta um alto custo operacional para poder funcionar de maneira eficiente. Assim, muitas de suas atividades foram sendo terceirizadas. No presente, administrar com perfeição e eficiência todas as áreas de uma empresa tem sido desgastante. A LOGÍSTICA, por exemplo, se tornou uma atividade complexa.

Ela exigiu atenção redobrada em suas operações, capital, grande espaços para armazenamento, equipamentos, colaboradores capacitados e TIC atualizada.

MODALIDADES DE TERCEIRIZAÇÃO – 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL

Em função desta necessidade, o mercado abriu espaço para empresas especializadas que trabalham como OPERADORAS LOGÍSTICAS. São conhecidas como 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL. A diferença está no nível de serviço prestado para aperfeiçoar a CADEIA DE SUPRIMENTO.

1PL – FIRST-PARTY LOGISTICSServiço de Logística 1PL é quando a empresa é a fabricante e distribuidora de seus próprios produtos. Compra, fabrica, planeja e estabelece as atividades de LOGÍSTICA com todos os processos sob sua responsabilidade e comando. Em geral possuem estrutura, pessoal e meios compatíveis.  

2PL – SECOND-PARTY LOGISTICSServiço de Logística 2PL é quando a empresa é a fabricante e distribuidora de um produto o próprio. Entretanto, necessita do apoio de uma empresa contratada para algumas atividades de LOGÍSTICA. Isto significa que ela se ocupa apenas uma parte da CADEIA DE SUPRIMENTOS. Esta fase aconteceu quando houve a necessidade do apoio de outra empresa para tarefas logísticas.

3PL –  THIRD-PARTY LOGISTICS Serviço de Logística 3PL é o OPERADOR LOGÍSTICO TERCEIRIZADO que assume a responsabilidade de todas as tarefas (ou de parte delas ou de um determinado setor) da área logística de uma empresa. 

As empresas que operam como 3PL administram os principais componentes da CADEIA DE SUPRIMENTO do contratante (o cliente). Também compartilham informações, cobrem todo o processo logístico, desde a embalagem apropriada, PICK AND PACK, transporte, rastreamento, monitoramento, armazenamento, CROSS-DOCKING, serviços gerais, informática e controle de estoques.

O OPERADOR 3PL deve analisar seu cliente, seu funcionamento, relações de hierarquia e poder, CULTURA ORGANIZACIONAL e necessidades logísticas. É a melhor alternativa para criar, modificar ou personalizar soluções nos processos, rever objetivos e metas face às condições do mercado, exigências e requisitos de entrega.

3PSCM: o trabalho de um OPERADOR 3PSCM vai além da LOGÍSTICA. Suas atividades abrangem adicionais importantes com SERVIÇOS que podem ampliar os resultados de seus clientes. Em muitas oportunidades, também inclui produção, compra de bens ou materiais, agregando um serviço completo, permitindo que o cliente esteja centrado, exclusivamente, no desenvolvimento de seus negócios.

Os provedores terceirizados 3PSCM, em geral, tem EXPERTISE nas operações integradas de armazenamento e transporte. Elas devem ser  dimensionadas para seguir o padrão de acordo com as solicitações e necessidades dos clientes e do mercado.

Mas, muitas vezes os serviços prestados vão além da LOGÍSTICA e incluem serviços de valor que são agregados à produção ou compras e outras atividades de GESTÃO dentro da CADEIA DE SUPRIMENTOS.  

4PL – FOURTH-PARTY LOGISTICS – Serviço de Logística 4PL surgiu conforme os mercados se tornaram mais amplos, com maiores alternativas de trabalho logístico. Atua prestando consultoria na gestão das CADEIAS DE SUPRIMENTOS, equipamentos, instalações e treinamento. As orientações incluem projetos bem mais abrangentes, com a  implantação de soluções e monitoramento das ações da 3PL.

5PL – FIFTH PARTY LOGISTICS – Serviço de Logística 5PL presta serviços terceirizados em LOGÍSTICA abrangendo o 3PL e o 4PL. Porém, seu foco é direcionado ao comércio eletrônico com envios porta a porta através de:

OMS (ORDER MANAGEMENT SYSTEM – Sistema de Gerenciamento de Ordens/Pedidos).

TMS (TRANSPORTATION MANAGEMENT SYSTEM – Sistema de Gerenciamento de Transporte).

WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM – Sistema de Gerenciamento de Armazém).

VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

● Ao utilizar um OPERADOR LOGÍSTICO TERCEIRIZADO a contratante diminui custos de maneira considerável.

● Eleva produtividade e qualidade no serviço para o cliente final.

● Em geral, um OPERADOR LOGÍSTICO TERCEIRIZADO garante uma GESTÃO mais precisa de todo o processo: pontualidade, aquisição dos itens necessários, armazenamento, produção, transporte e distribuição seguindo uma necessidade específica. Sendo especializada, traz todo sua EXPERTISE a favor da contratante.

● A contratante pode direcionar seus esforços com maior segurança para a produção, atenção ao cliente, desenvolvimento de produtos e mercados, etc.

● O nível de qualidade de um OPERADOR é resultado de sua infraestrutura, ferramentas tecnológicas, frota, armazéns, centros de distribuição, equipamentos e profissionais capacitados.

● O OPERADOR pode executar procedimentos de importação/exportação.

● Introduz propostas inovadoras.

DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

● É preciso muito cuidado na contratação do OPERADOR LOGÍSTICO. Em geral são empresas que têm sua própria CULTURA ORGANIZACIONAL e forma de trabalho que, em muitos casos, podem gerar conflitos com a contratante.

Sugestão de Leitura

FLEURY, PAULO FERNANDO; FIGUEIREDO KLEBER FOSSATI.  Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. Editora Atlas. Edição1ª. São Paulo, 2000.

 

CAXITO, FABIIANO; RODRIGUES ENIO FERNANDES; REIS, JOÃO GILBERTO MENDES DOS. Logística: Um enfoque prático. Editora Saraiva. Edição 2ª. São Paulo, 2014.

FLEURY, PAULO FERNANDO; FIGUEIREDO KLEBER FOSSATI. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. Editora Atlas. Edição 1ª. São Paulo, 2003.

DIAS, MARCO AURÉLIO. Introdução à Logística – Fundamentos, Práticas e Integração. Editora Atlas. Edição 1ª. São Paulo, 2016.

Deixe um comentário