Atividades Econômicas – Setor Primário

INTRODUÇÃO:

A atividade econômica de um país pode ser analisada pelos setores de produção que mostram o seu grau de desenvolvimento econômico. Um deles, o SETOR PRIMÁRIO, continua sendo indispensável pelos produtos produzidos, pelos modos de produção, pelos recursos em uso e por ser o fornecedor de matérias-primas para a indústria. Muitos o consideram como uma área da economia que vem cedendo espaço. Contudo, este ponto de vista causa algumas divergências.

CARACTERÍSTICAS DO SETOR PRIMÁRIO

São atividades que retiram ou modificam da natureza os recursos para serem transformados em matéria-prima ou produtos.

● O setor é muito vulnerável e dependente de fenômenos naturais.

● Em geral, a maior parte da produção e exportação do SETOR PRIMÁRIO não gera grande nível de riqueza. Ao contrário dos produtos industrializados, a sua produção possui valor agregado baixo.

● Os produtos extraídos da natureza podem ser consumidos diretamente ou serem transformados em mercadorias.

● Nos países subdesenvolvidos o SETOR PRIMÁRIO ainda continua sendo responsável por grande parte de sua sustentação econômica.

● O SETOR PRIMÁRIO se refere a agricultura, pecuária, caça, extrativismo e pesca.

AGRICULTURA

Durante o período NEOLÍTICO (ou período da pedra polida) surgiram os primeiros sistemas de cultivo possibilitando que o homem primitivo abandonasse o nomadismo para se tornar sedentário.  A partir de então, ao cultivar elementos retirados da natureza para o seu sustento, foram sendo formados os primeiros aldeamentos com a necessidade da divisão de tarefas de forma organizada e estruturada.  No decorrer dos séculos este desenvolvimento criou a sociedade, o ESTADO e impulsionou todo o processo da civilização humana.

A AGRICULTURA é a principal atividade do SETOR PRIMÁRIO atuando no uso da terra aproveitável, de modo organizado, para a produção alimentos e produtos primários. Os produtos mais importantes para o consumo interno, mercado externo ou para a indústria são: milho, arroz, feijão, soja e cana-de-açúcar.

Pode ser praticada no modo INTENSIVO em grandes extensões de terra com ocupação contínua para grande produtividade (principalmente para exportação).

Usa alta tecnologia: sementes modificadas, máquinas agrícolas, adubos e agrotóxicos. O modo EXTENSIVO pode utilizar pequenas ou grandes propriedades com técnicas tradicionais de produção e baixa mecanização. Seu principal objetivo é o mercado interno e subsistência.

PECUÁRIA

É a atividade econômica relacionada à criação de gado ou outros animais para a produção de matérias-primas: carne, leite, ovos, peles, lã e couro. Usa técnicas para a criação e reprodução de animais que vão abastecer o mercado (interno e externo).

Em geral a PECUÁRIA atua produzindo em conjunto com a agricultura. É comum que as duas atividades sejam desenvolvidas em uma mesma propriedade. A agroindústria trabalha com a carne de bovinos, suínos e aves, na produção leiteira (e seus derivados) e na produção de ovos. A exportação destes produtos possui um grande peso na balança de exportações de muitos países.

CAÇA

Muitos a consideram como sendo o extrativismo de origem animal. É a captura de animais para alimentação, por esporte, para a venda irregular ou para outras finalidades. Esta prática era generalizada desde antes do desenvolvimento das sociedades modernas e com passar do tempo foi caindo para um plano secundário.

EXTRATIVISMO

Esta área do SETOR PRIMÁRIO está dividida em EXTRATIVISMO VEGETAL e EXTRATIVISMO MINERAL. Retira da natureza diversos elementos destinados à alimentação ou para serem transformados em matérias-primas e produtos. 

EXTRATIVISMO VEGETAL trabalha de extração de recursos de plantas e árvores. Entre os vários exemplos, o cacau, látex para a produção da borracha, castanha-do-pará, etc. Não necessita grandes investimentos em equipamentos e qualificação da mão de obra e seu valor agregado é baixíssimo.

EXTRATIVISMO MINERAL

Voltado para a exploração de minérios e riquezas do solo como o ouro, prata, minério de ferro, bauxita, manganês, diamante, petróleo, carvão, cobre, cobalto, urânio etc. O EXTRATIVISMO MINERAL necessita trabalha com base em grandes investimentos em equipamentos, qualificação da mão de obra e cuidados com o meio ambiente. Sua exportação contribui na balança de exportações de muitos países.

PESCA

É a captura de animais oriundos do meio aquático onde foram desenvolvidos pela natureza. Sua produção gera empregos, recursos e é destinada para diversas finalidades: indústria, alimentação, ração animal, peixes ornamentais e esportes.

Hoje em dia, a AQUACULTURA é uma das atividades que vem se tornando economicamente viável em cativeiro e ganhando destaque por seu crescimento. Algumas espécies podem ser capturadas para a criação controlada em instalações especiais como viveiros, tanques e gaiolas. A PESCA é feita em modalidades diferentes: Pesca artesanal, Pesca Costeira, Pesca Desportiva e Pesca Recreativa.

Deixe um comentário