Tipos de Sustentabilidade

INTRODUÇÃO:

O conceito de SUSTENTABILIDADE surgiu em 1983, criado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o passar do tempo, os especialistas sobre o assunto desenvolveram várias ideias e divisões sobre a SUSTENTABILIDADE para um estudo mais criterioso. 

Sustentabilidade Ambiental e Ecológica: refere-se a manutenção do meio ambiente do planeta, mantendo a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas.

O conceito de SUSTENTABILIDADE é voltado para longo prazo e, no presente, o desafio do homem é preservar o padrão de vida e manter o desenvolvimento sem o esgotamento dos recursos naturais.

Sustentabilidade Social: descreve o conjunto de medidas estabelecidas para promover a igualdade dos indivíduos, o equilíbrio e o bem-estar da sociedade através de várias iniciativas. O seu maior objetivo é prestar auxílio a indivíduos que enfrentam condições sociais desfavoráveis.

As principais iniciativas para a SUSTENTABILIDADE SOCIAL estão relacionadas aos incentivos aos programas de inclusão social (inclusive no mercado de trabalho), investimentos em saneamento básico, apoio aos projetos de qualificação profissional, educação pública profissionalizante para pessoas com baixa renda etc.

Sustentabilidade Empresarial: está ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de GESTÃO AMBIENTAL, ou seja, um modo que a empresa emprega processos que permitam a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.

A partir do Século XXI, cada vez mais muitas empresas passaram a se preocupar com o MEIO AMBIEBTE.

Mas, infelizmente, a maioria das organizações apenas atua como parte de uma estratégia de MARKETING voltada para a sociedade. O conceito de SUSTENTABILIDADE ainda é relacionado, diretamente, com a responsabilidade social e se tornou inclusive uma vantagem competitiva.

A empresa que, de fato, tem preocupações com a SUSTENTABILIDADE atua com a sua GESTÃO AMBIENTAL, produz produtos e presta serviços de forma responsável, cuida do planeta e do meio ambiente, protege a natureza, tem atenção com a comunidade e é bem conceituada no mercado.

Sustentabilidade econômica: procura garantir o desenvolvimento econômico levando em consideração estratégias, fundamentadas num modelo de GESTÃO sustentável e lucrativo, que não provoquem impactos ambientais ou que diminuam a qualidade de vida das pessoas.

Algumas ações podem ser consideradas economicamente sustentáveis: utilização de energias renováveis, acompanhamento rigoroso dos seus processos produtivos etc. A Sustentabilidade Econômica também é relacionada com a capacidade de produção, de distribuição e de utilização das riquezas produzidas pelo homem, buscando uma justa distribuição de renda.

AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

● Reduzir o desmatamento e a degradação das florestas.

● Reflorestar e recuperar áreas degradadas por atividades humanas.

● Estabelecer áreas de proteção ambiental.

● Diminuir o volume da emissão dos gases poluentes e efluentes industriais.

● Usar fontes limpas de energia.

Descartar de forma adequada e reciclar materiais.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – AÇÕES INDIVIDUAIS  

● Economizar e usar a água de forma racional.

● Evitar o uso de sacolas plásticas.

● Reduzir o consumo de carne vermelha.

● Dar preferência aos produtos biodegradáveis.

● Participar da coleta seletiva e da reciclagem.

● Participar de caminhadas ou passeios de bicicleta.

● Dar preferência aos transportes coletivos.

“Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. ONU – Organização das Nações Unidas

Sugestão de Leitura

FELDMANN, FÁBIO. Sustentabilidade planetária: onde eu entro nisso? Editora Terra Virgem. Edição 1ª.  São Paulo, 2013.

ABRANTES, JOSÉ. Teoria Geral da Administração – TGA – A Antropologia Empresarial e a Problemática Ambiental. Editora Interciência. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2012.

VEIGA, JOSÉ ELI DA. Desenvolvimento Sustentável. O Desafio do Século XXI. Editora Garamond. Edição 1ª. Rio de Janeiro, 2006.

NAKAGAWA,  MARCUS HYONAI.  101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo. Editora Labrador. Edição 1ª. São Paulo, 2018.

BARBIERI, JOSÉ CARLOS. Gestão Ambiental Empresarial – Conceitos, Modelos e Instrumentos.  Editora Saraiva. Edição 4ª. São Paulo, 2016.

DONAIRE, DENIS; OLIVEIRA EDENIS, CESAR DE. Gestão Ambiental na Empresa – Fundamentos e Aplicações. Editora Atlas. Edição 3ª.  São Paulo, 2018.

PHILIPPI JR, ARLINDO; PELICIONI, MARIA CECÍLIA FOCESI. Educação Ambiental e Sustentabilidade.  Editora Manole. Edição 2ª. Barueri, 2004.

Deixe um comentário